Entretantas - Nov/15
“ Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados. ” -Gandhi
ABERTURA RUA DIÓGENES MALACARNE
Em reunião pública convocada pelo Jornal Praia da Costa, edição 203 - outubro/15 - estiveram presentes vários moradores. A reunião ocorreu no dia 26 de outubro e a maioria dos presentes é favorável a abertura, tendo havido amplo debate. Apenas três moradores se mostraram contra. Os moradores esperam que a necessária abertura da rua no trecho entre a R.Rio Branco e Ma Penha Queirós ocorra o mais breve possível.
MÓDULO INTEGRADO DE SEGURANÇA
Há muito tempo que os frequentadores e moradores da Praia da Costa reivindicavam mais segurança para o banho de mar em nossa região, especialmente próximo a Curva da Sereia. Muitas vezes ocorriam problemas desagradáveis que levavam perigo aos banhistas. Atendendo nossa solicitação foi inaugurado no dia 29/outubro a PMVV, com a presença do prefeito Rodney Miranda o módulo integrado de segurança na Curva da Sereia.
OUTROS PROBLEMAS PERSISTENTES
Há muitos anos sofremos com problemas do dia a dia por falta de atuação da municipalidade e que se agravam com a chegada do verão. Uma é o desrespeito a Lei Municipal 3500/98 que proíbe a circulação de animais na Orla, especialmente na areia da praia. Outra é a circulação de pessoas de bicicleta no calçadão, bem como na ciclovia em alta velocidade. Já houve vários casos de acidentes e nunca houve qualquer fiscalização por parte da PMVV. Com os inúmeros guardas municipais contratados, especialmente no verão e nos finais de semana deveria ser implantada essa fiscalização que evitaria acidentes e a contaminação da areia da praia.
OUTRA REIVINDICAÇÃO IMPORTANTE
Um grande numero de freqüentadores do banho de mar que procuram a região em busca de praia mansa e tranqüilidade para suas crianças solicita que a PMVV não mais autorize a presença de comércio na areia entre o Libanês e a Curva da Sereia.
FALTA DE TRANSPARÊNCIA
Prevista na Lei Federal 12.527 de 18/11/2011 - Lei de Transparência - e pelo Decreto Municipal 253 de 25/09/2012, por solicitação de moradores do bairro em reuniões mensais, fizemos solicitação de certidão de inteiro teor de processos de aprovação de edifícios em nosso bairro, por suspeita de irregularidades durante a administração Neucimar Fraga. Tais solicitações foram encaminhadas à Secretaria de Desenvolvimento Urbano desde janeiro de 2013 e reiteradas várias vezes sem sucesso. Em reunião recente foi solicitado que publicássemos na edição do jornal do mês de novembro.
FAIXAS DE PEDESTRE
Por mais que a população reivindique a melhoria da pintura das faixas de pedestre, assim como a mudança de algumas faixas mal posicionadas, até o momento a PMVV não se manifestou ainda sobre o problema.
VAGAS ROTATIVAS NA ORLA
Em outubro de 2014 convocamos os moradores da Praia da Costa para juntamente com o Secretário Municipal de Trânsito de então, Romário de Castro, para dialogarmos sobre as melhores alternativas de trânsito e estacionamento de veículos no bairro. Nessa reunião ficou estabelecido que a Orla do bairro receberia estacionamento rotativo e também em alguns outros pontos próximos da Orla.
VAGAS ROTATIVAS NA ORLA II
Segundo nos foi informado, um dos problemas que atrasam a implantação da medida é o fato de que o contrato prevê que apenas 6% das taxas são da municipalidade. Em Vitória em contrato similar a PMV recebe 30%. O contrato foi estabelecido na administração Neucimar Fraga e tem sito objeto de questionamento do Tribunal de Contas e da atual administração municipal. Vergonhoso o percentual destinado ao município de Vila Velha.
PARQUINHOS E APARELHOS GINÁSTICA
Instalados desde 1999 os parquinhos e aparelhos de ginástica da Orla da Praia da Costa são fruto de parcerias da AMPC com o Extra Plus e a Cobra Dágua respectivamente. Os aparelhos de ginástica estão em bom estado de conservação, entretanto os parquinhos não estão tendo o mesmo tratamento por parte de nosso parceiro. Acabamos de pedir que definam o imediato reparo dos equipamentos ou o encerramento da parceria.
PARQUE MUNICIPAL MARISTAS
O TAC (Têrmo de Ajuste de Conduta) assinado entre o Ministério Público, o Colégio Maristas e a PMVV em outubro/2009 previa um prazo de 3 anos para consecução do projeto, prorrogáveis por mais um ano. Vários atrasos ocorreram, especialmente falta de empenho da Administração Municipal - período 2009/2012 - em colaborar com os levantamentos topográficos da área para o devido desmembramento da área e doação para a municipalidade, bem como a análise do projeto arquitetônico.
PARQUE MUNICIPAL MARISTAS II
Da área inicial de 48 mil m2, uma área de 8.390 m2 que deveria ser desapropriada pelo Estado para a construção da alça da 3ª ponte, foi cedida ao Estado com a condição do Governo do Estado aplicar o valor que seria destinado à indenização pela desapropriação, em projetos assistenciais. A Comissão de Fiscalização do TAC, liderada pelo MP esperava que o valor da indenização seria aplicada na execução de parte da obra. Todavia a assinatura do TAC, mesmo tendo contado com a presença do Governador, não previa a assinatura do Estado. Hoje o projeto encontra-se pronto e aprovado pela PMVV mas não existe recurso para a sua implantação.
PARQUE MUNICIPAL MARISTAS III
Outra determinação do TAC previa que a UBEE (Colégio Maristas) deveria levantar recursos junto a iniciativa privada para a execução da obra. O desmembramento da área foi recentemente aprovado e registrado em nome da PMVV, assim como o projeto arquitetônico foi finalmente aprovado. Faltam agora os recursos financeiros.
“Quer ter amigos? Dê uma festa! Quer saber quem são seus verdadeiros amigos, fique doente.” Marcio Santos