Imprimir

1º Fórum de Atenção ao uso de Álcool e outras Drogas de Vila Velha

III Fórum da Região Metropolitana

bebida_siteNo dia 24 de Junho, das 8 às 18 horas, Vila Velha vai sediar o I Fórum de Atenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas e III Fórum da Região Metropolitana, que terá como tema “A política de álcool e drogas na perspectiva da reforma psiquiátrica no Brasil”. O evento será realizado no auditório da EAMES – Escola de Aprendizes Marinheiros do espírito Santo, na Prainha.

As inscrições para participar do Fórum podem ser realizadas no site da Prefeitura Municipal de Vila Velha, e também, pela equipe da Gerência Prevenção ao Uso Indevido de Drogas (Gepad), que fica no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (Caps-Ad), pelo telefone 3239-9857 ou 3239-9846.

As vagas são limitadas para 400 representantes dos municípios de Cariacica, Guarapari, Serra, Viana, Vitória e Vila Velha.

Confira a programação:

8h30 - Abertura Oficial
9h30 - Conferência
Tema:“A política de álcool e drogas na perspectiva da Reforma Psiquiátrica no Brasil”
Palestrante: Graziella Barbosa Barreiros (Socióloga e diretora do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – Diadema/SP.)
10h40 - Mesa Redonda
Tema: “Territorialização das ações de atenção ao uso de álcool e drogas junto às unidades básicas. Uma construção em rede”.
Palestrantes:
Aldinéa Gomes de Mello (Psicóloga e diretora do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – Vila Velha/ES.)
Luíza Helena Victal (Psicóloga e técnica em saúde mental do município de Vitória/ES)
Marcela Serrat Freire (Psicóloga e coordenadora do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas- Serra/ES.)
13h00 - Evento Cultural
Grupo do Centro de Referência da Juventude de Vitória
13h30 - Mesa Redonda

Tema:“A reinserção social e o trabalho em rede na política de atenção ao uso de álcool e outras drogas.”       
Palestrantes:
Nísia Abreu (Assistente Social da Divisão de Promoção Social da Polícia Civil do Espírito Santo)
“Experiência de capacitação dos policiais civis na abordagem ao usuário de álcool e outras drogas.”
Larissa Guimarães (Artista Plástica e voluntária do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - Vila Velha/ES.)
“Reinserção social através da arte – Projeto Capixabisse”
Ledir Porto (Administrador e secretário de Defesa Social do Município de Vila Velha)
“A defesa social no trabalho intersetorial da prevenção do uso de álcool e outras drogas.”
Vanessa Bortoluzzi Perón de Camargo (Psicóloga da ACARD – Associação Capixaba de Redução de Danos)
“A política de redução de danos como resgate da cidadania.”
14h30 - Apresentação de estudos de casos.

Palestrantes: Maiana Coutinho (Assistente social da secretaria de Ação Social do município de Vitória)
Daniela Messa (Psicóloga da secretaria de Ação Social do município de Vitória)
15h10 – Apresentação musical: Escola de Aprendizes de Marinheiros
15h30 – Divisão de Grupos de Trabalho
16h30 – Retorno para Plenária

Apresentação Propostas dos GT’s
17h30 – Encerramento.
Imprimir

Obra parada no terreno da rua João Joaquim da Motta

E o problema dos terrenos baldios continua

09.06.17_alagadoNoticia

 

Desde o ano passado um terreno baldio localizado na Rua João Joaquim da Motta encontra-se alagado. A Associação dos Moradores da Praia da Costa tomou algumas providências em relação ao caso e recentemente o local começou a ser aterrado.

Foram procuradas as partes cabíveis na PMVV e o Ministério Público e a partir de então o terreno começou a ser coberto.

Porém, de acordo com as informações atuais, a obra está parada e os incômodos causados por este descaso ainda continuam.

Imprimir

City tour em Vila Velha presenteia os vilavelhenses nos 474 anos da cidade

niver_vv_138_fmtNo dia do Solo Espíritossantense, 23 de maio, um shopping de Vila Velha em parceria com uma universidade local organizaram um itinerário turístico pelo município, visando em especial àquelas pessoas que não conhecem os marcos da cidade onde vivem.

Com isso, o embarque foi feito na Praia da Costa rumo aos pontos históricos, em dois microônibus e em horários diversificados para atender as pessoas interessadas no passeio, que foi gratuito.

Segundo a assessoria responsável pelo “city tour”, todas as vagas se esgotaram. Foram atendidas aproximadamente 80 pessoas, de todas as idades.  Em todos os horários, as pessoas chegavam com muita disposição. A iniciativa foi muito parabenizada e o retorno foi gratificante para as pessoas envolvidas na organização, com muitas sugestões, elogios e solicitações para que outros passeios como esse possam ser organizados.

O grupo teve a oportunidade de conhecer a orla de Vila Velha, passando pela Praia de Itaparica até a Praia do Ribeiro. Logo após, o passeio seguiu rumo ao Farol de Santa Luzia, onde todos puderam desembarcar para apreciar a beleza da paisagem. O ponto de parada seguinte foi o Sítio Histórico de Vila Velha, complexo que agrega o 38º Batalhão de Infantaria, a Escola de Aprendizes Marinheiros, o Forte Piratininga, o Museu Homero Massena, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, o obelisco a Vasco Fernandes Coutinho, Praça da Bandeira e o Museu Etnográfico conhecido como Casa da Memória.

Além disso, visitaram o Pólo de Confecção da Glória e o microônibus fez uma passagem panorâmica pela fábrica de Chocolates Garoto.

De acordo também com a assessoria, o shopping e os parceiros envolvidos nesse projeto sentiram-se satisfeitos com o resultado, pois a partir deste ano eles entraram na agenda cultural das comemorações do aniversário de Vila Velha. E houve uma cobertura importante da mídia sobre essa iniciativa no Estado.

A cidade também comemorou seus 474 anos com Desfiles

Para a comemoração dos 474 anos do município e da colonização do solo espíritossantense teve no município desfiles cívico e militar. O evento contou com presenças importantes para confraternizar a data.

O prefeito Neucimar Fraga e seu secretariado receberam o vice-governador Ricardo Ferraço; o secretário Estadual de Saúde, Anselmo Tozi, diversas autoridades militares e políticas municipais, estaduais e nacionais no Sítio Histórico da Prainha.

Eles e a população puderam conferir os desfiles militares, das escolas municipais e também uma homenagem aos 80 anos da Chocolates Garoto.

desfile1_fmt desfile2_fmt desfile3_fmt

Fotos: PMVV

 

Imprimir

Recadastramento de servidores aposentados e pensionistas até 30 de julho no Ipasvve


09.06_ipasvveNoticiaO Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores de Vila Velha (Ipasvve) estará realizando o recadastramento dos 1.800 servidores aposentados e pensionistas do município até o dia 30 de julho. Até o momento cerca de 50% dos servidores já atualizaram seus dados.

Para realizar o recadastrado, o servidor aposentado ou pensionista deve se apresentar no Ipasvve munido de documentos que comprovem o benefício. Em caso de o servidor estar impossibilitado de comparecer ao Instituto, basta entrar em contato e agendar uma visita com uma assistente social, que analisará a situação em que a pessoa se encontra.

O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores de Vila Velha (Ipasvve) fica na Rua Castelo Branco, 1.253, no Centro, Vila Velha. Mais informações pelos telefones 3388-4182 / 3239-3708 / 3229-7859 / 3229-9367 / 3229-7859 (de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas).

Foto: Eduardo Ribeiro

 

Imprimir

Vila Velha sediou a Segunda Conferência Municipal de Segurança Pública

Nos dias 29 e 30 de maio no Centro Universitário Vila Velha (UVV) foi realizada a Segunda Conferência Municipal de Segurança Pública de Vila Velha, onde foram aprovados sete princípios e 21 diretrizes, os quais farão parte da Conferência Estadual, juntamente com as propostas de todos os municípios, e assim, somarão os princípios e diretrizes que serão encaminhados para a Conferência Nacional de Segurança Pública em Brasília que será de 27 a 30 de agosto.

Segurança

conferencia14_fmtVila Velha atende a dois pré-requisitos para ter promovido este encontro: possui mais de 200 mil eleitores e é parceiro do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Por meio da conferência municipal, os vilavelhenses poderão enviar propostas e representantes para a etapa nacional, onde também terão direito à voz e voto.

O objetivo do 1ª Conseg é elaborar uma nova Política Nacional de Segurança Pública, com a participação do poder público (gestores e servidores) e da sociedade civil.

Confira os temas que fizeram parte da Conferência Municipal:

- Gestão democrática: controle social e externo, integração e federalismo;

- Financiamento e gestão da política pública de segurança;

- Valorização profissional e otimização das condições de trabalho;

- Repressão qualificada da criminalidade;

- Prevenção social do crime e das violências e construção da paz;

- Diretrizes para o sistema penitenciário;

- Diretrizes para o sistema de prevenção, atendimentos emergenciais e acidentes.