Sua majestade o riso
Acompanhando o menestrel Juca Chaves durante sua última turnê pelo Espírito Santo, tive a oportunidade de perguntar para ele o porquê de algumas pessoas jamais rirem. Sem muitas delongas, ele respondeu que esses indivíduos não têm imaginação. Qualquer forma de arte requer imaginação. Alguns escritores exercitaram sua imaginação durante aquele período ardente da adolescência, época em que a mente aceita o prazer virtual da masturbação. A pessoa mal humorada jamais pegará o arco íris em flagrante. Beethoven sublimou sua tristeza na famosa Nona Sinfonia, conhecida como Sinfonia da Alegria. Mozart era piadista e brincalhão. Freud, judeu, vítima do regime nazista, expulso de Viena, escreveu: “recomendo a Gestapo a todos.” Ele mesmo afirmava que todos os grandes homens conservam algo de infantil. Brincar é reajustar os elementos do mundo de uma nova forma que agrade a criança.
Mesmo quando crescemos não renunciamos nada na vida, apenas trocamos. A criança brinca; o adulto, fantasia. O humor é uma forma de brincar. Ninguém consegue ser criativo se não brinca com seus sonhos. Brincar é criar uma realidade própria. Talvez seja por isso que o humorista dispõe de asas. Quando vemos uma criança sorrir, também a testemunhamos flutuar, carregada em devaneio pelos anjos. Seres apaixonados viram crianças, rindo à toa enquanto procuram um no outro, os discos voadores que irão abduzi-los.
Muitas vezes o acaso planeja nossa alegria melhor que a labuta solene do compromisso de encontrá-la.
O que dizer daquele sujeito que estacionou seu carro em local proibido para um caso de emergência e foi multado, não conseguindo convencer o guarda da sua necessidade e, então, irritado com o problema e a multa, examinou bem o recibo da infração e verificou que o número anotado pouco tinha a ver com a placa do seu carro?!
O que dizer daquele cidadão que faltou a um encontro com uma bela gata e aí, arrependido, antes de pedir desculpas pela ausência, ouviu dela um pedido semelhante e a promessa de muito carinho para compensar sua falha?!
Rir é encontrar um oásis na miragem de uma felicidade adiada!
Oh! (palmas para o velho oh!). Como diz um amigo meu: Os problemas e as tristezas da vida são como um tarado bem dotado: devem ser encarados de frente; senão...