Imprimir

Jesus Vida Verão está de volta à Praia da Costa...

Quem vive na região reclama da quantidade de pessoas que são atraídas para o bairro nos  fins de semana de shows

O primeiro fim de semana de janeiro de 2011 foi de música gospel na Praia da Costa, em Vila Velha. Para a surpresa de muitos moradores, que acreditavam estar livre desse evento, o Jesus Vida Verão (JVV) começou novamente.

Já são duas décadas de apresentações na Praia da Costa. Para comemorar os 20 anos do JVV, considerado pela mídia cristã como o maior evento evangélico litorâneo do Brasil, foi montada uma super produção. No site do evento é possível conferir toda a estrutura (www.jesusvidaverao.com.br).

Segundo informações publicadas no site, um moderno sistema de som foi distribuído pela areia da praia, além de 04 telões e um palco de 18m. Isso sem contar com pula-pula e outros brinquedos instalados no entorno do evento. Essa estrutura ainda será maior. No encerramento, dia 22, toda estrutura será ampliada para receber duas atrações, uma delas internacional.

A programação do JVV começou no fim de semana dos dias 7 e 8. E ainda terão mais dois fins de semana de evento, no dias 14, 15 e 22 de janeiro, sempre a partir das 19h30. O dia 22 promete ser de caos ainda maior.

Os moradores já tiveram uma mostra do que vem por aí. Nos dois primeiros dias de evento, muito tumulto. Longas filas de carros, fluxo intenso de pedestres, calçadão lotado. A cada noite de festa, o bairro recebe aproximadamente 30 mil pessoas.

O número de visitantes é muito maior do que o bairro suporta. As avenidas são estreitas e existe apenas uma entrada e uma saída do bairro. No dia 17 de novembro de 2009, em reunião com órgãos estaduais encarregados da segurança, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros informaram que a Praia da Costa não é apropriada para evento desse porte. Na reunião foi questionada a dificuldade em se garantir a segurança.

Na época, o resultado do encontro foi transferir o evento de 2010 para Itapoã e Praia de Camburi, em Vitória. Mas sem muitas explicações aos moradores nesse ano o evento voltou para a Praia da Costa.

Posição da AMPC

A diretoria da AMPC é totalmente contra a realização do Jesus Vida Verão na Praia da Costa. Há anos a associação luta para acabar com mega eventos na orla. É preciso que fique claro que a AMPC é contra porque a estrutura do bairro não os comporta, como quando aconteceu um show de Lulu Santos há alguns anos atrás e o bairro ficou paralizado.

Como nos outros anos, houve reunião para definição do evento. Estranhamente, dessa vez, a AMPC ficou de fora. Não foi convidada para as reuniões e foi pega de surpresa, assim como os moradores do bairro.

Atuação da PM

Segundo a Polícia Militar, a orla da Praia da Costa contará com reforço policial durante os dias do Jesus Vida Verão. Além das ações intensificadas nos balneários em função da Operação Verão, cerca de 160 policiais militares estarão presentes para garantir tranquilidade ao público do evento.

"A PM estará empenhada tanto no local quanto nas ruas adjacentes. Diante de qualquer eventualidade o cidadão pode acionar a polícia pelo Ciodes no telefone 190", destaca capitão Marcelo Margon de Oliveira.

... e deixa moradores insatisfeitos

Quem vive na região reclama da quantidade de pessoas que são atraídas para o bairro nos  fins de semana de shows

A insatisfação tomou conta dos moradores da Praia da Costa. Antes mesmo do início do Jesus Vida Verão, a comunidade se manifestava contra os shows. Foram muitos os protestos pela internet, tanto de jovens quanto dos moradores mais velhos.

Nas redes sociais, como o Facebook, vários jovens e adultos se mostraram contrários a esse grande evento realizado há 20 anos na areia da praia. Na maioria das mensagens, o que se via eram questionamentos com relação ao trânsito, barulho, depredação e enorme quantidade de visitantes.

Uma corrente contrária ao evento também circulou por e-mail. E foi por e-mail que a Associação de Moradores da Praia da Costa recebeu essa reclamação de um morador antigo do bairro:

“Ao Presidente da Associação dos Moradores da Praia da Costa.

Sr. Presidente,

Surpreso com a decisão unilateral do Sr. Neucimar Fraga, infelizmente prefeito de nossa querida Vila Velha, em autorizar, sem ouvir a Comunidade da Praia da Costa e esta digna Associação, o evento fundamentalista Jesus Vida Verão, venho por meio deste manifestar minha indignação com esta falta de respeito com os moradores locais.

Esta atitude arbitraria e antidemocrática do Sr. Neucimar  provocou uma verdadeira Cruzada entre os cristãos, disseminando ódio entre as pessoas e as diversas religiões, contradizendo  os ensinamentos que Jesus nos ensinou.

Sou cidadão idoso, morador da Av. Gil Veloso, em frente ao local onde ocorrerá este nefasto evento político/pseudo-religioso (que explora a boa fé dos fiéis para eleger falsos profetas), que paga em dia todos os impostos  e vítima direta deste descalabro.

Por que o Neucimar não faz este evento em frente ao seu apartamento em Itaparica, onde poderia assistir o JVV de camarote, com seus “amigos religiosos” e preparar seu caminho para o céu? Se é que ele é tão religioso?

Convido os moradores da Praia da Costa a não votar no Sr. Neucimar na próxima eleição e só pagar o IPTU para o futuro Prefeito, medidas estas que adotarei como protesto.

Viva a Praia da Costa!

Viva Velha Velha!

Nós não merecemos.”

José Carlos Guimarães - morador da Praia da Costa

O Jornal Praia da Costa também foi às ruas do bairro saber o que pensavam os moradores. A resposta dos entrevistados era praticamente a mesma: insatisfação. A comunidade não aprova tamanho evento no bairro. Todos os moradores que conversaram com o JPC se disseram contra o Jesus Vida Verão devido ao tamanho do evento. Veja alguns dos depoimentos:
O que você acha do Jesus Vida Verão?


“É muito ruim para nós moradores. Não existe uma estratégia para os carros, ficamos sem opção para fugir do caos. Eu moro no final do bairro, próximo ao Clube Libanês, e para chegar em casa é um tormento. É preciso enfrentar um longo congestionamento para andar um pequeno percurso, o que em dias normais, não leva mais de cinco minutos. Esse evento deveria ser feito em um local com mais estrutura”

jvv1_fmt

Viviane Hoffmann Freire, assistente social e moradora do bairro

“Sou contra. O Jesus Vida Verão esculhamba a nossa praia. Traz muita sujeira para as ruas, atraia pessoas demais para o bairro. As ruas e o calçadão ficam intransitáveis. Há anos a gente espera que as autoridades se conscientizem de que não temos capacidade para receber um evento como esse. Mas parece que isso é cada vez mais difícil. A cada ano o evento fica maior. Até quando vamos ter que aguentar isso?”

jvv3_fmt

Paulo Antônio Geller, comerciante e morador do bairro

“É péssimo! As ruas, não só a Gil Veloso, ficam intransitáveis. São milhares de pessoas circulando em um local pequeno. E o que é pior é que não vem gente só para louvar a Deus. Nesses eventos acabam vindo para o bairro pessoas mal intencionadas. Isso nos assusta e causa preocupação. Não fico tranqüila em casa. Tem roubo, destruição dos nossos jardins e canteiros. Um evento desse porte não deveria ser feito aqui. Deveria acontecer em uma local mais espaçoso, com avenidas mais largas.”

jvv2_fmt

Maria Helena Landim, dona de casa e moradora do bairro

Imprimir

Clima de insegurança permanece na Praia da Costa

2010 se despediu com assalto. No último dia do ano, 3 mulheres foram roubadas no bairro. A PM garante que reforçou o efetivo de policiais.

Verão, praia, diversão e assaltos. Assim tem sido os dias de quem frequenta a Praia da Costa. Animados com o aumento do fluxo de pessoas no litoral, os bandidos "reforçaram" as atividades.

Os assaltantes que rondam o bairro não dão trégua nem no dia do réveillon. Em plena tarde do dia 31 de dezembro, três mulheres foram assaltadas e tiveram os celulares roubados. Entre as vítimas uma aposentada de 54 anos e a dona de um salão de beleza de 33 anos.

O crime foi cometido por dois adolescentes de bicicleta, um deles tem apenas 14 anos. Ele foi detido com um revólver calibre 22 pouco tempo após o assalto. O comparsa conseguiu escapar. Apenas um celular foi recuperado.

Situações como essa já se tornaram rotina no bairro. Muitos moradores já foram assaltados e andam nas ruas com medo. A apreensão aumenta agora com o período de verão, já que o número de turistas aumenta.

A Polícia Militar tranquiliza a população e garante que um esquema de segurança foi elaborado pela Secretaria de Segurança Pública – Sesp. A Operação Verão já começou e vai até o fim do carnaval, em março.

Ao todo, além do efetivo diário dos batalhões de área e unidades especializadas da Corporação, houve reforço de 1.130 policiais militares por dia. Policiais a pé, a cavalo, em bicicletas, quadriciclos, motos e viaturas vão estar atentos e preparados para garantir a segurança dos capixabas e turistas nos pontos de maior movimentação.

Na Grande Vitória, o reforço será de aproximadamente 600 militares. Segundo a PM, a atenção será destinada para 136 pontos escolhidos estrategicamente, entre esses pontos está a Praia da Costa, Itaparica, Barra do Jucu e Ponta da Fruta.

Dicas de segurança

Para evitar assaltos, a população deve adotar alguns cuidados básicos:
 
* Antes de estacionar em via pública, observe a presença de pessoas suspeitas. Marginais costumam abordar vítimas nesse momento.

* Nunca namore, espere alguém ou converse com o veículo estacionado em via pública ou ao lado dele, assim, há mais facilidade para o assaltante.

* Ao entrar em sua residência, observe se há suspeitos nas proximidades, ou até mesmo escondidos atrás de postes, esquinas etc. Ao atender um chamado em sua residência, procure não se aproximar do solicitante, certifique-se de quem se trata, antes de atendê-lo. Em caso de suspeita chame a polícia – telefone 190.

* Em caso de assalto, não reaja.

* Não carregue objetos de valor, grandes quantias em dinheiro ou cartões de crédito, se não houver necessidade.

Imprimir

Escola de Aprendizes de Marinheiros comemora 50 anos com festa na Praia da Costa

marinha_fmtA Praia da Costa ficou lotada na noite do dia 1º de dezembro. Cerca de três mil pessoas foram à praia conferir a comemoração dos 50 anos da Escola de Aprendizes de Marinheiros do Espírito Santo (Eames).

Os 130 músicos da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro encantaram a todos com um repertório de músicas eruditas e populares. Muitas pessoas levaram cadeira de praia para assistir a apresentação. O clima foi de descontração, com a presença de muitas famílias. O prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, também compareceu à comemoração.

A Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais se diferencia das orquestras sinfônicas e das bandas tradicionais pela diversidade de sua formação instrumental e repertório e é conhecida pelas suas emocionantes e impecáveis apresentações, como a observada na Praia da Costa.

 

Imprimir

Prefeito de Vila Velha é reprovado por população

pesquisaUma pesquisa realizada com moradores da Grande Vitória deixou prefeito de VV em maus lençóis. Entre os 4 governantes municipais analisados, Neucimar Fraga teve o pior desempenho

Entra ano e sai ano e os problemas são sempre os mesmos. Agora no verão a chuva preocupa. Vila Velha fica debaixo d’água. Os moradores sofrem com a situação, muitos perderam tudo na última chuva. Na contramão do sofrimento da população, uma Prefeitura inerte. A sensação é a de que nada é feito.

Outra reclamação dos canelas-verdes é com relação a saúde pública. Quem não tem plano de saúde, sofre para conseguir atendimento médico. Os postos estão sempre lotados, faltam médicos.

E o que dizer dos constantes congestionamentos? Para chegar em casa, haja paciência. Quem segue de Vitória para a Praia da Costa já pega o trânsito desde a Terceira Ponte até a Avenida Gil Veloso.

Os problemas do dia a dia na vida de quem mora em Vila Velha se refletem em números. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Flexconsult e divulgada em parceira com a Rede Vitória revelou a insatisfação do povo. Tanto o Prefeito Neucimar Fraga quanto a prefeitura foram reprovados pelos moradores.

Segundo o levantamento, divulgado no mês de dezembro de 2010, menos de um quarto da população aprova a prefeitura e o prefeito. Neucimar Fraga teve 71,25% de reprovação, desse total 35% dos entrevistados avaliaram o prefeito como regular e 36,25% como ruim/péssimo. Apenas 23,75% dos moradores consideraram ótimo/bom e 5% não responderam ou não souberam opinar.

Já os serviços da prefeitura são considerados: 34,5% ruim/péssimo; 39,25% regular e 22,5% ótimo/bom. Não souberam ou não opinaram somam 5%.

Serviços analisados

Oito dos onze serviços pesquisados foram reprovados pelos entrevistados. Prevenção de enchentes encabeça a lista, reprovado por 72% da população. A saúde vem em seguida com 60%; a segurança está em terceiro lugar, a insatisfação chega a 56% dos moradores; o trânsito aparece em quarto, também com 56%.

Pesquisa

A pesquisa da Flexconsult e Rede Vitória entrevistou moradores dos municípios de Vila Velha, Vitória, Serra e Cariacica. O prefeito Neucimar Fraga teve o pior desempenho entre os quatro prefeitos avaliados. 

Sérgio Vidigal, da Serra, foi o prefeito mais bem cotado pelos moradores, seguido de João Coser, de Vitória, e Helder Salomão, de Cariacica.

Imprimir

Definida programação para a noite de réveillon

reveillonA noite de réveillon promete ser animada em Vila Velha. A prefeitura do município divulgou no início de dezembro a programação para a virada do ano. Como já é tradição, as praias terão queima de fogos. Os pontos definidos nesse ano são: Praia da Costa, Itaparica, Barra do Jucu, Praia dos Recifes e Ponta da Fruta.

Na Praia da Costa, serão de 15 minutos de show pirotécnico e nos demais pontos, serão sete minutos.  A ideia da Secretaria de Cultura e Turismo de VV é colocar os fogos de artifício em uma barca no mar. Mas a definição depende ainda da aprovação da Capitania dos Portos.

Um palco será montado na areia da Praia da Costa, na altura do Quality. Os shows musicais começam a partir das 19h30.

Shows na Praia da Costa

- Nea Nascimento (Gospel)
- Mais Astral (Pagode)
- Pele Morena (Pagode)
 
Shows na Barra do Jucu

- Kanabaus (Reggae)
- Forró Comichão

Show na Ponta da Fruta

- Sedução de Mulher (Axé)