Projeto Rua Segura: um reforço na segurança da Praia da Costa
A busca por uma Praia da Costa segura e tranqüila é constante, por isso a AMPC investe no Projeto Rua Segura, uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e a associação. Mas para esse projeto funcionar é preciso o envolvimento de toda a comunidade do bairro. Somente com o apoio dos moradores é possível a prevenção da violência e a promoção da segurança.
Os resultados positivos do projeto já começaram a aparecer. Em abril, no último relatório divulgado pela Polícia Militar, foram realizadas 131 visitas aos condomínios da Praia da Costa. Sendo 25 chamados via rádio, ou seja, chamados feitos pelos porteiros dos condomínios que identificaram atitudes suspeitas na rua. Com a parceria, a polícia conseguiu impedir ocorrências como de assalto a estabelecimentos comerciais.
Para que o projeto continue dando bons resultados, são necessárias novas adesões do comércio e dos condomínios para somar aos já existentes, atualmente são 60 pontos cadastrados.
Os novos grupos de colaboradores serão treinados pela Polícia Militar a operar os rádios e identificar elementos suspeitos, e assim tornar o projeto mais eficiente com planejamento estratégico, sistema integrado com recursos humanos e tecnológicos. Os cursos são realizados sempre na sede da Associação dos Moradores. A sua adesão é muito importante, vamos somar!
Praia da Costa está cada vez mais recebendo recursos humanos e tecnológicos para melhorar a sensação de segurança. Acabamos de receber 10 duplas de novos policias denominados POR (Policia Ostensiva de Referência), sendo 5 duplas na parte da manhã e 5 duplas na parte da tarde, tivemos também o retorno dos policiais juntamente com a viatura fortalecendo os trabalhos dos policiais que atuam no SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão).
A AMPC aproveita para agradecer os esforços do 4º Batalhão na pessoa da Comandante Sonia do Carmo Grobério e a 1ª Companhia, na pessoa do Capitão Marques, um incansável colaborador.
Na área tecnológica, novas câmeras estão sendo instaladas. Não podemos deixar de reconhecer os esforços da Prefeitura por meio da Secretaria de Defesa Social, na implantação do videomonitoramento, uma parceria com o Estado e diretamente com o CIODES. Câmeras foram instaladas em toda orla, ruas e avenidas próximas na Praia da Costa trazendo bons resultados na intimidação das ações dos marginais melhorando a qualidade de vida da comunidade no item segurança.
Diretoria AMPC