Sai nova data para aplicação do Enem
Depois do vazamento do exame que seria aplicado no final de semana passado (04/10/09), o MEC decidiu adiar o Enem para dezembro.
O problema é que algumas faculdades que usariam a nota do Exame Nacional de Ensino Médio como substituição para a primeira fase do vestibular, aplicarão a prova primeiro que o exame, e outras aplicarão depois porem com poucos dias de diferença.
O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) cancelou o consórcio com a empresa que faria a aplicação da prova e decidiu fazer um contrato emergencial com as empresas que aplicaram o exame nos anos de 2007 e 2008.
A nova data está marcada entre os dias 05 e 06 de dezembro.
O atrazamento do Enem gera diversas consequências, alem do gasto para novas impressões, pode também atrasar o ano letivo das faculdades.
O vazamento da prova ocorreu durante a semana passada, o escândalo veiculado em rede nacional aconteceu quando um suposto funcionário da gráfica e mais um comparsa procuraram uma empresa jornalística para vender a prova, afirmando que o sistema de educação do país é falho. Os dois foram indiciados e tiveram a prisão preventiva decretada.
Com medo de novos vazamentos o MEC decidiu que para a formulação e o processo de conclusão do exame, contará com a presença da Força Nacional e da Polícia Federal para o sistema de segurança.