Imprimir

AMPC entra na luta por uma VV melhor na 4ª Conferência Nacional das Cidades

Uma união de esforços em prol de cidades melhores, mais bem preparadas para que os moradores tenham qualidade de vida. Com esse objetivo, a sociedade civil e o poder público se unem em um conselho.

Nos dias 29 e 30 de janeiro foi realizada no “Titanic”, na Praça Duque de Caxias, a 4ª Conferência Municipal de Vila Velha. O encontro é uma preparação para as Conferências Estadual e Nacional. O tema da Conferência no município foi “Cidade para todos e todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social”.

O evento contou com os representantes da Prefeitura, o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Chiabai, e com o Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Francisco Milfont, além de lideranças municipais do direito à moradia, dos Conselhos Municipais, representantes do MOVIVE e da Federação das Associações de Moradores (FAMOPES).

Na abertura do evento, chamou a atenção  a fala do presidente do Conselho Comunitário de Vila Velha, o advogado Sandro Franzotti, que cobrou da administração municipal o diálogo com o conselho, afirmando ter estado na Prefeitura algumas vezes e não ser recebido. Ele também ressaltou a falta de repasse de recursos, garantidos em lei, para a manutenção das atividades do Conselho.

A AMPC também esteve presente na Conferência, foi representada pela economista Irene Léia Bossois e pelo empresário Henrique Casamata, que participaram do eixo temático: Criação e implementação de conselhos das cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores nos níveis federal, estadual e no Distrito Federal. Trata-se da criação de um conselho que permita a integração de vários conselhos setoriais existentes  para a integração de políticas públicas municipais.

Entre as resoluções aprovadas pelo grupo destaque para a composição do Conselho, que seja bipartite, e a criação de uma comissão com representantes da conferência para minutarem o projeto de lei para criação do conselho e de seu regimento interno.

É importante que estas decisões sejam cumpridas e que o poder público municipal dê prosseguimento às decisões da conferência. Os representantes da AMPC foram eleitos como delegados à Conferência Estadual das Cidades.

Irene Léia Bossois - Moradora da Praia da Costa

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar