Estrada do Morro do Moreno em condições precárias
Passar pela estrada que dá acesso ao Morro do Moreno já virou uma aventura. O caminho está esburacado, cheio de valas, problemas que dificultam a passagem dos veículos. Apenas carros maiores, com tração nas quatro rodas, conseguem subir o morro.
Mas até esse tipo de veículo tem dificuldade para seguir pelo local. Na noite do dia 14 de julho, um jipe tombou e quase caiu de um barranco no Morro do Moreno. No momento do acidente, três pessoas estavam no veículo, inclusive uma criança de 9 anos.
O acidente aconteceu após o motorista jogar o carro para o acostamento para que outro veículo subisse a ladeira. Isso porque com as condições precárias da estrada onde deveriam passar dois carros, passa apenas um. “Ao jogar para o lado o peso do carro fez com que ele fosse derrapando mesmo estando devagar. No local existe uma inclinação para baixo e para a direita, o que compromete drasticamente esse pedaço da estrada e coloca em risco os motoristas”, disse o advogado Altivo Maciel Barros Dias, dono do veículo.
O risco denunciado pelo advogado e morador do local não afeta apenas quem reside na área, mas também atletas e turistas. O Morro do Moreno é um ponto turístico, além de ser muito procurado para a prática de vôo livre, rapel e caminhada.
“Muito embora os moradores e todos os usuários sejam pagantes de impostos, não há sequer a mínima manutenção das estradas, sendo um local praticamente abandonado, onde já houve evidencias de violências, seqüestros, mortes, esquartejamentos, e ainda assim a segurança continua precária por descaso do Poder Público Municipal quanto às ruas de acesso e do Poder Público Estadual quanto à segurança pública. Continuamos aguardando por uma solução, ou por mais vítimas”, desabafa Dr. Altivo.
Outro problema antigo do local é a falta de construção de um muro. Segundo os moradores o muro de arrimo cedeu em outubro de 2008 quando ocorreram fortes chuvas. Na época ainda existia uma rua que hoje está pela metade.
O motivo apontado pelos moradores para o desabamento do muro foi a imperfeição na construção da estrada, pois, a rua que dá acesso ao Morro do Moreno é de paralelepípedo e com inclinação para uma ribanceira, uma vez que trata-se de uma subida, que, inclusive, dá vazão para escoamento de águas fluviais.
A comunidade garante que a Prefeitura Municipal de Vila Velha se comprometeu em reparar o problema há 2 anos, refazendo o muro e concertando a estrada que dá acesso às moradias. Mas tudo ficou na promessa.
O construtor Jonas Moraes Reis, que mora na região há mais de 20 anos, está revoltado com a demora em resolver o problema. “Já houve outros casos de carros, motos e bicicletas caírem aqui. O caminhão da Prefeitura quase foi parar lá embaixo na semana passada. Hoje estou sem acesso para minha casa, mesmo estando com o meu IPTU em dia. A Prefeitura não toma providências. Deve estar esperando ocorrer uma catástrofe”, reclamou.
Mesmo com inúmeras reclamações dos moradores e interveniência da Associação de Moradores da Praia da Costa, solicitando a solução do problema, até agora o poder público municipal continua inerte e omisso com a sua obrigação.
Em resposta às reclamações da comunidade, a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Obras, informa apenas que o processo de reconstrução da estrada do Morro do Moreno está em licitação. Ainda não existe data prevista para o início das obras.