Imprimir

Grupo de amigos realiza trabalho voluntário em hospitais

No Dicionário Houaiss, aparecem várias denominações para voluntário. Uma delas diz o seguinte: “Voluntário - aquele que se dedica a um trabalho sem vínculo empregatício, prestando ajuda quando necessário”. No caso dos hospitais, a necessidade é diária. Em junho de 1999, um grupo de amigas resolveu sanar necessidades e dificuldades daqueles que se encontram no dia a dia de um hospital, fossem pacientes ou profissionais da saúde.  Assim, nasceu, sem fins lucrativos e para participar de projetos e ações que visam inverter este quadro negativo, a SAHABF (Sociedade Amigos do Hospital Antônio Bezerra de Faria).

Para a vice-presidente, Ivone Vera Pulcheri Ribeiro, a SAHABF é um sonho de algumas amigas, que hoje conta com o número de 53 voluntárias. “O sonho é um viveiro de esperanças. Este sonho de ajuda aos doentes dos hospitais Antônio Bezerra de Faria e Infantil Dr. Alzir Bernardino Alves surgiu por um pequeno grupo de voluntárias que hoje atuam com muito carinho e amor ao trabalho que desenvolvem”. A atitude dessas pessoas transformou o grupo em uma força realizadora de primeira instância – “somos fortes, participativas, corajosas e estamos avançando e nos renovando diariamente em busca de nossos objetivos”, Disse Ivone.

A entidade tem como missão prestar apoio aos projetos dos hospitais, visando humanizar o atendimento e dar condições adequadas aos pacientes, promovendo o bem estar e melhorando a auto-estima deles.

No início, as atividades eram limitadas. A SAHABF buscava, junto à sociedade civil, doações de materiais de higiene pessoal. Mas outras necessidades foram surgindo. Então, o grupo abriu outros espaços que foram ocupados pelas ações voluntárias, como a criação dos grupos de visitadoras, terapia de apoio, terapia ocupacional, recreadoras e higienistas.

Desta forma, os pacientes do hospital, principalmente mães e bebês internados em UTI neo-natal, começaram a ter acompanhamento de equipe de psicanalistas, atividades para trabalhos artesanais terapêuticos, entretenimento e conhecimento para crianças internas, por meio de brincadeiras e orientações sobre higiene pessoal. A SAHABF também atende mães carentes, pacientes desempregados e com alta hospitalar que não tenham condições de adquirir a medicação prescrita pelos médicos.

Em 2002, a SAHABF foi reconhecida como entidade de utilidade pública pela Prefeitura de Vila Velha, por meio da Lei municipal 3994/02 de 31/10/02. A instituição também está inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social desde dezembro de 2003.

Sabendo da ajuda prestada aos pacientes e médicos, o Hospital Infantil Dr. Alzir Bernardino Alves (HIABA) solicitou  que o grupo de amigas atuasse em sua estrutura, desenvolvendo um trabalho semelhante ao realizado no Hospital Antônio Bezerra de Faria. Para manter suas atividades, a SAHABF realiza eventos e promoções – como chás, bazares, desfiles, festivais de sorvete, feiras de artesanato etc. – nos quais capta recursos financeiros; conta ainda com a contribuição de sócios e com a doações de pessoas físicas, as quais doam material para bazar e roupas para bebês; recebe apoio de pessoas jurídicas, com patrocínios e custeios para a realização de eventos e pagamento de penas alternativas.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar