Calçadas irregulares podem ter solução
Um problema que incomoda muitos moradores. Várias calçadas na Praia da Costa estão irregulares. Em alguns pontos a situação é tão precária que mal dá para se andar pela calçada. Os pedestres acabam sendo obrigados a se arriscar e andam pela rua, dividindo espaço com os carros.
Mas o problema pode ter um fim. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Vila Velha (SEMDU) está implantando a ordenação, regularização e padronização das calçadas da cidade. Um projeto piloto será desenvolvido nas principais avenidas e entorno nos bairros Praia da Costa e Itapoã.
Foi executado um levantamento topográfico nessas avenidas onde constatou-se que cerca de 30% das calçadas em mau estado são de responsabilidade dos proprietários de imóveis em construção. Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Chiabai, os proprietários que, em sua grande maioria, são empresários da Construção Civil, já foram devidamente notificados a deixar as calçadas em condições mínimas de acessibilidade até a construção definitiva da obra. Ao todo já foram efetuadas 54 notificações. E várias calçadas começaram a ser reformadas e construídas.
Mas não basta cada um reformar a calçada da forma que acha melhor, isso acaba gerando desníveis de uma calçada para outra. Para evitar o problema, condomínios e comerciantes serão convocados para reuniões com a Prefeitura e o Ministério Público. O objetivo é orientar a todos quanto à padronização das calçadas em frente aos seus imóveis. Os mesmos serão também notificados e será dado um prazo para reforma e construção das suas calçadas conforme previsto na Lei 2012/01 Código de Postura de Vila Velha.
A intenção da PMVV é, num primeiro momento, através do diálogo, sensibilizar e orientar os moradores e comerciantes da cidade, para depois, se necessário, cumprir o que está previsto em lei, já que a garantia de acessibilidade nas calçadas, com conforto e segurança, tem sido cobrada pela população de Vila Velha.
Comentários
Assine o RSS dos comentários