Dezembro: Mês de festas e confraternizações
Dezembro chegou. É, o ano está no fim. Com a chegada do último mês do ano, vêm os preparativos de natal, os sentimentos e desejos de mudança para o próximo ano, o espírito de solidariedade e empolgação para as festividades. As duas últimas semanas do mês acumulam festas muito importantes: o Natal e o ano novo. As pessoas ficam mais sentimentais e nostálgicas. Todos começam a pensar e planejar o ano seguinte.
Natal
Foto: Jose E. Martins
Edifício Brisa ornamentado
O natal é sempre uma data feliz e muito especial. Nesse dia, comemora-se o nascimento de Jesus Cristo. Contam que o menino Jesus nasceu na cidade de Belém, numa manjedoura, entre os animais; foi sua primeira lição de humildade. Uma estrela a estrela de Belém guiou os reis magos que levavam presentes para o menino.
Essa data reúne muitos símbolos: árvore de natal, presépio, troca de presentes, papai Noel, dentre outros. A árvore de natal é uma das tradições natalinas mais fortes e está ligada ao animismo dos povos antigos. Em quase todas as residências, nessa época do ano, há uma árvore de natal, seja ela natural, artificial, pequena, grande, o importante é manter a tradição viva. É costume enfeitar o pinheiro de natal com bolas, fitas, velas ou pequenas luzes pisca-piscas. E para completar, uma estrela na ponta, indicando a estrela de Belém.
Em alguns casos, elas estão à mostra para todos, como o caso do edifício Brisa, localizado à Av Gil Veloso na Praia da Costa. Neste ano, muitas pessoas ainda não decoraram suas fachadas. Está na hora de fazê-lo. Vamos confraternizar, decorar e manter o espírito natalino aceso.
A prática da troca de presentes no Natal também é muito antiga e está ligada à figura de Papai Noel, que tem uma procedência curiosa. Papai Noel na verdade chamava-se Nicolau e nasceu na cidade de Myra; tinha o costume de presentear secretamente as filhas dos homens pobres, todo dia 6 de dezembro. Esse presente servia de dote. Caso elas não o tivessem, não poderiam casar-se. Então Nicolau presenteava as famílias carentes. A data transferiu-se para o dia 25 e o costume de dar presentes se manteve. Nicolau virou bispo e foi canonizado como São Nicolau.
O presépio é a reprodução do nascimento de Jesus num estábulo. São Francisco de Assis, no ano 1223, resolveu passar o Natal numa gruta. E divulgou a idéia de criar figuras em barro para representar o nascimento de Jesus. Foram criados muitos presépios a partir daí.
Ano Novo
O povo romano foi o primeiro a estabelecer um dia no calendário para a comemoração desta grande festa. O ano começava em 1º de março, mas foi trocado em 153 a. C. para 1º de janeiro e conservado no calendário juliano, adotado em 46 a. C. Em 1582, a Igreja consolidou a celebração quando adotou o calendário gregoriano. Alguns povos e países comemoram o ano-novo em datas diferentes. Na China, por exemplo, a festa da passagem do ano começa em fins de janeiro ou princípio de fevereiro. Durante os festejos, os chineses realizam desfiles e shows pirotécnicos. No Japão, o ano-novo é comemorado do dia 1º ao dia 3 de janeiro.
A comunidade judaica tem um calendário próprio e sua festa de ano-novo ou Rosh Hashaná, ─ “A festa das trombetas” dura dois dias do mês Tishrê, que ocorre em meados de setembro ao início de outubro do calendário gregoriano. Para os islâmicos, o ano-novo é celebrado em meados de maio, marcando um novo início. A contagem corresponde ao aniversário da Hégira (em árabe, emigração), cujo Ano Zero corresponde ao nosso ano de 622, pois nessa ocasião o profeta Maomé deixou a cidade de Meca, estabelecendo-se em Medina.
No Brasil, a virada do ano é comemorada com muita alegria. Grandes festas, queima de fogos, milhares de pessoas reunidas em praias. Assim é o jeito brasileiro de dar boas-vindas ao próximo ano. Roupas leves e claras são tradição.
Na orla de Vila Velha não será diferente. A PMVV irá realizar um evento para os moradores da região e para os turistas. A festa começará por volta das 21h e contará com a animação de 2 DJs. Haverá um palco para o show da banda Jet Set. O show está previsto para as 22h30. E para completar a noite, será realizada a tão esperada queima de fogos que poderá ser vista pelos moradores da Praia da Costa, Itapuá e Itaparica.