Como surgiu o Movimento “Por uma Vila Velha mais seca e despoluída”?
Comunidades reunidas com um propósito em comum: Canal da Costa
Não é uma situação nova. O Canal da Costa tem sido objeto de reivindicação da população ao longo dos anos, pois uma parte expressiva dos vilavelhenses é prejudicada pela falta de projetos e de um “olhar” especial por parte dos órgãos competentes em buscarem soluções. Afinal, a falta de dragagem e despoluição do canal causa vários problemas como, enchentes, doenças, visual e odor desagradáveis, entre outros.
A partir da elaboração de uma pesquisa acadêmica para conclusão do curso de Assistência Social realizado pela universitária Tereza Rosa foi que surgiu a ideia de unir as comunidades afetadas (Praia da Costa, Itapoã, Centro, Divino Espírito Santo, Ilha dos Aires, Cristóvão Colombo, Glória e Boa Vista), ou seja, aqueles bairros em que o canal atravessa, com o intuito de lutar por uma solução para os alagamentos.
Com isso, desde o mês de junho foram realizados os seguintes eventos para divulgar o movimento e buscar respostas: 26 de junho, reunião das comunidades com o prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga; dois de julho, Manifestação Pública, com a entrega de panfletos próximo ao Terminal de Vila Velha; três de julho houve uma Audiência Pública no Teatro Municipal de Vila Velha. Hoje, os representantes desses bairros aguardam o agendamento de uma reunião com o governador, Paulo Hartung para exporem a questão em prol de alguma colocação positiva do executivo estadual.