Vila Velha entre as melhores cidades do Brasil para se trabalhar
Isabela Lamego
A cidade de Vila Velha está entre as 100 melhores cidades do País para se trabalhar. O resultado é fruto de uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, coordenada pelo professor Moisés Balassiano, titular da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV-RJ. O resultado está na revista Você S/A de junho, uma publicação da Editora Abril.
O município foi considerado o 80° melhor do Brasil para se trabalhar. Já no ranking das melhores cidades da região Sudeste, Vila Velha ocupa a 44ª posição.
Segundo a reportagem, os setores petrolífero e de gás têm muito fôlego para contratar, inclusive no Espírito Santo. A cidade se destaca, pois terá oportunidade para profissionais com formação ligada à engenharia (de petróleo, mecânica, eletrônica e de produção), logística, comércio exterior, área financeira, controladoria e auditoria.
“Vila Velha, no Espírito Santo, assiste a um aquecimento do setor de petróleo e de gás. Em 2002, o curso de engenharia de petróleo do Centro Universitário de Vila Velha (UVV) tinha sete candidatos por vaga. Atualmente, a concorrência mais do que dobrou e subiu para 16”, destaca a revista.
A Pesquisa
Todas as cidades da lista da FGV-RJ fazem parte do grupo dos 5% maiores municípios do País e têm pelo menos 170.000 habitantes e R$ 210 milhões de depósitos à vista. Em 2006, foram analisadas 126 cidades, de acordo com três indicadores. São eles:
Educação: Leva em conta matrículas e cursos de graduação, de mestrado e doutorado. Tem o maior peso (4) na nota final.
Vigor econômico: Usa o ISS e o PIB municipal per capta e tem peso 2 na nota final.
Saúde: Indicador que mede o número de leitos e de profissionais de saúde. Tem peso 1.
(Fonte: site da PMVV)