Autorizada construção de viaduto na Terceira Ponte
O tráfego intenso em horários de maior fluxo de automóveis na Terceira Ponte está com os dias contados. É que na manhã de hoje (16), no Teatro de Vila Velha - Centro, o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal autorizaram o início das obras do Viaduto – ou alça – da Terceira Ponte.
A ordem de serviço foi dada pelo governador Paulo Hartung, pelo vice-governador, Ricardo Ferraço e pelo prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga. O Viaduto será uma nova alternativa para os motoristas que vêm de Vitória, pela Terceira Ponte, com destino à Praia da Costa e Itapoã, que poderão acessá-lo pela Rua Ignácio Higino, evitando o tráfego pela Avenida Carioca.
A Terceira Ponte chega a receber um fluxo de 600 veículos por hora. A alça será construída sobre a Avenida Carioca e o Canal da Costa, e terá 800 metros de extensão. Também será construída uma passarela sobre a Avenida Carioca, atendendo a pedestres e pessoas com necessidades especiais.
O vice-governador Ricardo Ferraço explicou que a obra foi planejada com base em uma avaliação detalhada sobre o fluxo de veículos, assim como a origem e destino dos usuários da Terceira Ponte. “Para chegar até este momento foi necessário um estudo longo e criterioso sobre todos os aspectos da circulação na saída da Terceira Ponte. Também iniciamos um processo de desapropriação baseado num processo de diálogo com os moradores, que recebem a visita das nossas equipes especializadas”, afirma.
A alça tem início logo após a chegada em Vila Velha, pela Terceira Ponte, após o redutor eletrônico de velocidade. A partir da nova rota, o motorista entrará à direita pela Rua Inácio Higino e, já nesta via começa uma nova pista, que ganha altura contornando o Morro do Marista. Nesta parte, surge uma transposição com o viaduto sobre a Avenida Carioca e o Canal da Costa. A ligação com a Rua Bahia será feita pela Rua Mário de Almeida, por trás do shopping Praia da Costa.
Opinião
Alça sobre a Avenida Carioca
Por Gilson Pacheco - Presidente da AMPC
No dia 16 de setembro último foi assinada a ordem de serviço para a construção da alça ou viaduto, ou passagem de nível, como queiram chamar; sobre a Avenida Carioca. Facilitará em muito todo o trânsito de saída da 3ª ponte, seja pela Champagnat e adjacências, seja pela Luciano das Neves e periferia. Parabéns ao Governador Paulo Hartung e toda a sua equipe e ao prefeito Neucimar que facilitou o processo.
A Associação dos Moradores da Praia da Costa (AMPC) há pelo menos dez anos defende o projeto como necessário e urgente. Algo que está atrasado em virtude da decisão errada de um ex-prefeito, do período 1997/2000 que não teve a visão e o discernimento necessário que um administrador público tem que ter. Defendemos mais ainda, a saída da ponte além da alça teria que ter mais elevados: sobre as ruas Francelina Setúbal e Luciano das Neves. E também uma outra via, elevada ou não, até a Rodovia do Sol, em seu traçado original, já que as Ruas Carioca, Francelina Setúbal e parte da Luciano das Neves foram incluídas como parte da Rodovia do Sol (na realidade uma intervenção do Estado no Município).
Quase idêntico ao traçado do projeto que será construído e que passará sobre uma parte do morro dos Maristas, um morador do bairro - Kleber Duarte – defendeu a ideia em diversas reuniões da AMPC há pelo menos 9 ou 10 anos. Ideia essa que passamos a apoiar e defender. A diferença é que aquela pretensão, similar a atual, a alça sairia do alto da Rua Telmo Torres. Claro que o projeto aprovado é mais técnico e passou por alguns estudos por parte da equipe de governo. Assim, mais uma vez parabenizamos e agradecemos ao governador Paulo Hartung e ao prefeito Neucimar Fraga pela obra