Canal da Costa: Vila Velha solicita 46 milhões para urbanização
Um projeto poderá transformar a realidade dos doze bairros por onde passa o Canal da Costa. Apresentado ao Ministério das Cidades, por meio do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, ele demandará recursos da ordem de R$ 50 milhões – caso seja aprovado – e contemplará obras de escoamento, drenagem e revestimento do canal ao longo dos seis quilômetros. Além disso, serão construídas 470 casas, beneficiando mais de 20 mil famílias no que tange à qualidade de vida.
O projeto foi enviado na última semana pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Vila Velha. Os bairros contemplados serão Jaburuna, Ilha dos Aires, Centro, Cristóvão Colombo, Boa Vista, Soteco, Coqueiral de Itaparica, Santa Mônica, Cocal, Divino Espírito Santo e Olaria. A prefeitura aguarda aprovação de repasse de 46 milhões pelo Ministério das Cidades e investirá, em contrapartida, R$ 4 milhões no projeto.
Obras e novas casas
Segundo Luiz Cláudio Campista, coordenador de Políticas Habitacional, serão 150 casas reformadas e mais 320 construídas, com reassentamento dessas famílias. O propósito é retirar pessoas que vivem em regiões ribeirinhas, em situação de risco e insalubre – em cortiços, palafitas e madeira de baixa qualidade - e oferecer condições dignas de moradia. A execução dessa obra é considerada uma emergente e essencial, dada a freqüência de enchentes na região.
O canal tem início no bairro Coqueiral de Itaparica, próximo à Rodoviária de Vila Velha, e segue a até a Baía de Vitória. Foi limpo pela última vez em 2006, mas somente num trecho de 1,2 quilômetros, entre a avenida Carioca e o entroncamento das ruas Jair de Andrade e Francelina Setúbal, em Itapoã.
O trabalho de limpeza e desassoreação consiste em retirar todo o entulho, dejetos e lama do fundo do canal. Será feita dragagem, rebaixamento de lençol, escoreamento e construção de vias públicas. Já a ação de derrocamento fará a retirada de pedras no leito do canal na altura da Avenida Carioca que alteram a capacidade fluidez das águas. Isso porque boa parte da capacidade de cessão de vazão foi comprometida pela construção da Terceira Ponte.
Com o projeto pronto, a Prefeitura de Vila Velha está agora levantamento recursos para a realização das obras. Em caráter experimental, foi realizada recentemente a limpeza de parte do Canal de Guaranhuns, em Ilha dos Bentos.
Comentários
Assine o RSS dos comentários