Cidadão faça a sua parte: siga algumas regras para melhorar os problemas do bairro
Além de não dar esmolas e comida aos pedintes, existem muitas outras atitudes simples que o cidadão por adotar. Essas atitudes podem ajudar a resolver problemas, que muitas vezes são motivo de reclamação da comunidade.
Percebendo o problema, o carioca Luiz Aviz resolveu escrever um folheto com algumas regras básicas. Ele ressalta que a tolerância a pequenos delitos pode levar a crimes mais graves. Os dez problemas listados estão em situações corriqueiras, vistas em muitos bairros de todo o país, como camelôs, trânsito, suborno, sonegação... E aqui na Praia da Costa não é diferente. Por isso, aproveitamos o exemplo do bairro Leblon, no Rio de Janeiro, para mostrarmos soluções que podemos aplicar no nosso dia a dia.
Se cada um ficar atento e fizer a sua parte, com certeza o resultado será bem melhor e você vai fugir da crise de falta de cidadania!!
CIDADÃO CONSCIENTE
A CHAVE PARA A SOLUÇÃO DE ALGUNS PROBLEMAS SERÁ A PRÁTICA DOS 10 MANDAMENTOS:
- Você acha um absurdo a qualidade de pedintes e flanelinhas nas ruas?
NÃO DÊ ESMOLA. Ajude as instituições que precisam de você. NÃO DÊ ALIMENTAÇÃO: o alimento contribui para a fixação dos pedintes no bairro. - Você acha um absurdo a desordem causada pelos camelôs?
SÓ compre no comércio formal! O comércio ilegal não colabora com o desenvolvimento econômico da cidade e a maior parte de suas mercadoria são produtos roubados, falsificados ou sonegados. - Você acha um absurdo a sujeira nas ruas?
Então só jogue LIXO no LIXO. - Você acha certo pisar em fezes de cachorro ou adquirir micose de pele?
Então NUNCA leve seu cachorro à praia e esteja sempre com um saquinho plástico para recolher as fezes do seu cão. - Você acha um absurdo a sonegação de impostos?
EXIJA nota fiscal em TODAS as suas compras. - Você acha um absurdo o trânsito no bairro?
Então NUNCA estacione em locais proibidos, nas calçadas ou em fila dupla e NUNCA feche os cruzamentos. - Você acha um absurdo o poder dos marginais?
NÃO compre nem consuma drogas! - Você acha um absurdo a corrupção da polícia?
NUNCA suborne nem aceite suborno! - Você gostaria de ser atropelado por uma bicicleta na calçada de seu bairro?
Então NUNCA anda de bicicleta nas calçadas. A calçada é dos pedestres. - Você acha um absurdo os equipamentos urbanos mal conservados?
Então NUNCA destrua um orelhão, nem quebre um banquinho ou pise num canteiro de flor.
Estamos vivendo uma falta de cidadania. Precisamos mudar nosso comportamento para que possamos viver num bairro melhor!
Ficando parado você não contribui, portanto não pode reclamar.
Pratique os pontos com os quais você não concordou.
Divulgue esta mensagem, pois estará contribuindo para uma cidade melhor, precisamos melhorar nosso bairro.
Luiz Aviz