Comitiva oficial de Vila Velha vai à China em busca de investimentos
A missão oficial liderada pelo prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, e formada por quatro pessoas, dentre eles, os secretários municipais de Finanças, Douglas Bianchi, e de Desenvolvimento Econômico, Octaciano Neto, embarca para a China na noite desta quinta-feira (22), para cumprir uma extensa agenda de visitas a empresas localizadas nas cidades de Shangai, Pequim e Qingdao. Na pauta, a busca de novos investimentos para a cidade.
A viagem também contará com a presença de 12 empresários de vários segmentos produtivos de Vila Velha, que viajarão por conta própria. O principal objetivo da missão, além da captação de novos negócios e investimentos para Vila Velha, é a assinatura de um Protocolo de Irmanamento com Qingdao, cidade de 8 milhões de habitantes, com grande vocação portuária e forte destaque em operações internacionais nos setores eletroeletrônico, têxtil, petrolífero, metal-mecânico e de transporte de cargas gerais. O ato diplomático vai estreitar ainda mais as relações comerciais entre as duas cidades e possibilitar a consolidação de inúmeras parcerias de cooperação técnica e comercial.
A missão oficial permanecerá na China por 13 dias e, durante as visitas institucionais e empresariais, serão apresentados aos anfitriões as potencialidades econômicas e os atrativos de Vila Velha - fatores fundamentais para a atração de investimentos para a cidade. A agenda da viagem está sendo coordenada pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, que marcou a assinatura do Protocolo de Irmanamento para as 17h30 do próximo dia 26, no China Hall, um centro de convenções localizado no distrito de Shangri-la.
Potencial
Na oportunidade, o governo chinês vai oferecer um jantar à comitiva brasileira e o prefeito Neucimar Fraga apresentará um vídeo e um folder – já traduzidos para o mandarim – para mostrar todo o potencial econômico de Vila Velha: o complexo portuário, o parque logístico, os modais de transporte, as áreas disponíveis para a instalação de distritos industriais, a localização geográfica da cidade na Região Sudeste e no Brasil e os benefícios fiscais que podem ser concedidos para empresas de comércio exterior.
A iniciativa foi considerada pelo governo chinês como oportuna e bem-vinda, uma vez que 20% de todas as cargas gerais que chegam ao Brasil pelos portos de Vila Velha, atualmente, já vêm da China. “A formalização de um acordo de cooperação comercial com a China colocará Vila Velha em contato direto com o mercado que mais cresce no mundo. Podemos alavancar inúmeros negócios e nortear novos horizontes para o desenvolvimento do nosso promissor município”, avalia o prefeito.
Os empresários que irão compor a comitiva também estão otimistas com as possibilidades que poderão surgir a partir deste contato direto com os chineses. São empresários dos setores imobiliário, portuário, logístico, comercial, têxtil e industrial. Eles viajam por conta própria representando a Codesa, a Construtora Decottignies, o Grupo Otto Andrade, a Multilift, a Commar, a Viação Metropolitana, entre outras empresas. A comitiva retorna ao Estado no próximo dia 3 de novembro.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Vila Velha