Imprimir

Comunidades temem alagamento

interno-alagmentoOntem aconteceu uma manifestação feita por líderes comunitários de oito bairros de Vila Velha, a fim de alertar as autoridades sobre os alagamentos causados pelo Canal da Costa, que geralmente ocorrem no fim do ano – no período de chuvas. Eles pedem que o canal seja dragado e despoluído o mais rápido possível.

A situação também acaba prejudicando mais de 300 crianças que frequentam a Apae, localizada no Centro. Os alunos acabam ficando sem acesso à unidade, devido aos alagamentos. Funcionários, pais e mães de crianças especiais temem que as inundações voltem a ocorrer.

A dona de casa, Maria Irany da Silva, 49 anos, mãe de uma das alunas da Apae, diz que já enfrentou muitas dificuldades com a menina por conta dos enchentes: "Quando chove, é muita água, dá medo. Eu tenho uma criança cadeirante. Como eu faço nessa situação?”

A presidente da Apae, Sônia Lessa, ressalta que o problema é antigo e crianças e funcionários não conseguem chegar à instituição. "Queremos uma solução para o problema, porque nossas crianças não podem deixar de ter o atendimento", salienta.

Levantamentos feitos pela universitária Tereza de Souza, 34, e por engenheiros apontam que os bairros Praia da Costa, Itapoã, Divino Espírito Santo, Glória, Boa Vista, Cristóvão Colombo, Ilha dos Aires e Centro são os mais prejudicados pelo Canal da Costa. Segundo Tereza, o canal está com mais de 50% de vazão por conta do assoreamento.

No próximo dia 30, outro manifesto será realizado pela despoluição e dragagem do Canal da Costa..

Obras de canal vão beneficiar 20 mil famílias

A Prefeitura de Vila Velha informa que já solicitou recursos ao Ministério das Cidades para dragagem e urbanização do Canal da Costa, que vai beneficiar mais de 20 mil famílias. O projeto prevê obras de escoamento, drenagem e revestimento dos 6km do canal, com a construção de 470 casas. A PMVV informa ainda que o processo de doação de uma área para a construção da nova sede da Apae está em andamento.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar