Corredor exclusivo para ônibus em Vila Velha
A implantação do Sistema de Corredores Exclusivos de Transporte Coletivo Urbano da Região Metropolitana da Grande Vitória é o tema da reunião que acontece nesta quinta-feira (08), às 14 horas, na Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Octaciano Neto, e o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Osvaldo Maturano.
A previsão é que o corredor exclusivo para ônibus, com 108 quilômetros de extensão, seja implantado na Região Metropolitana da Grande Vitória a partir de 2010. O sistema tem como objetivo principal dar mais velocidade às viagens dos coletivos e modernizar o atendimento aos usuários.
Entretanto, o projeto será implantado em etapas. A primeira fase contempla cerca de 40 quilômetros numa rede de transporte metropolitano integrado. O projeto vai incorporar linhas já existentes em um trajeto que vai do Canal Bigossi – saída da Terceira Ponte em Vila Velha –, passando pela Rodovia Carlos Lindenberg e seguindo rumo a Cariacica, para os Terminais de Campo Grande e Itacibá. O Centro da capital Vitória completará o sistema seguindo pela Reta da Penha rumo à Avenida Civit, na Serra, via BR 101.
Segundo Osvaldo Maturano, é necessário criar uma interação com os municípios para discutir de forma conjunta um projeto de qualidade para o sistema de transporte coletivo, que hoje é uma prioridade. “A proposta contempla as principais vias de acesso das cidades e forma 17 corredores que totalizam 108 km. É um projeto moderno que pode marcar um novo perfil de transporte coletivo na Grande Vitória", avalia.
Foto: Eduardo Ribeiro
A previsão é que o corredor exclusivo para ônibus, com 108 quilômetros de extensão, seja implantado na Região Metropolitana da Grande Vitória a partir de 2010. O sistema tem como objetivo principal dar mais velocidade às viagens dos coletivos e modernizar o atendimento aos usuários.
Entretanto, o projeto será implantado em etapas. A primeira fase contempla cerca de 40 quilômetros numa rede de transporte metropolitano integrado. O projeto vai incorporar linhas já existentes em um trajeto que vai do Canal Bigossi – saída da Terceira Ponte em Vila Velha –, passando pela Rodovia Carlos Lindenberg e seguindo rumo a Cariacica, para os Terminais de Campo Grande e Itacibá. O Centro da capital Vitória completará o sistema seguindo pela Reta da Penha rumo à Avenida Civit, na Serra, via BR 101.
Segundo Osvaldo Maturano, é necessário criar uma interação com os municípios para discutir de forma conjunta um projeto de qualidade para o sistema de transporte coletivo, que hoje é uma prioridade. “A proposta contempla as principais vias de acesso das cidades e forma 17 corredores que totalizam 108 km. É um projeto moderno que pode marcar um novo perfil de transporte coletivo na Grande Vitória", avalia.
Foto: Eduardo Ribeiro