Creche atende filhos de domésticas na Praia da Costa
Eduardo Oliveira
AMIE precisa de ajuda para manter suas creches
Alunos do Projeto Criança Feliz brincando no recreio
A Associação Mobilizadora de Igrejas Evangélicas (AMIE) mantém, na Praia da Costa, uma creche para atender crianças carentes. As mães das crianças, em grande parte, são profissionais que trabalham como domésticas em residências ou em hotéis da região, e que encontram no local o apóio necessário para que possam trabalhar, enquanto seus filhos recebem a atenção necessária.
Segundo Isabel Carone, presidente da AMIE, o projeto já conta com quatro unidades, atendendo atualmente 425 crianças e adolescentes carentes. “A creche da Praia da Costa atende 100 crianças, entre três e seis anos. Há uma unidade junto à Igreja Evangélica Bethânia, perto da 3ª Ponte, e duas unidades na região de Grande Barro Vermelho, que prestam assistência a jovens entre sete e 15 anos, os quais recebem reforço escolar, alimentação, lazer e aulas de artesanato“, explicou Isabel Carone.
Além da ajuda das igrejas, a AMIE recebe uma verba mensal da Prefeitura, pela educação infantil que realiza, e também o repasse de verbas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) ─ uma parceria entre os governos federal e municipal. Doações da AMPC, do juizado especial criminal, de empresas privadas e de pessoas que fazem depósitos em conta também ajudam a manter a associação; mas, como em todas as instituições beneficentes, as necessidades são muitas e sempre aparece alguém para atrapalhar. “A verba da prefeitura não pode ser usada com gasto para pagamento de pessoal. A gente criou um carnê de contribuições para pagar o vale transporte dos funcionários, e a maioria das patroas contribui. Mas nós fomos roubados duas vezes nos últimos meses e levaram a televisão e o som das crianças”, lamentou a presidente da AMIE, que concluiu: “Todo tipo de ajuda é bem-vinda, desde roupas, calçados e leite em pó até material de limpeza e higiene.
Quem quiser fazer alguma doação, pode trazê-la aqui ou telefonar que buscamos na casa da pessoa”.
Associação Mobilizadora da Igrejas Evangélicas (AMIE)
Avenida Hugo Musso, 953, Praia da Costa.
Tel: 3389 0063
Para os que desejam contribuir:
Banco Banestes: Agência 0091
Conta Corrente 3639.853-5
Isabel Carone presidente da AMIE