Imprimir

Cuidado: larápios agem nos bares de VV

Um encontro para uma conversa com amigos tem se tornado dor de cabeça para muitos frequentadores de bares de Vila Velha. Larápios aproveitam a distração dos clientes no momento de lazer e furtam os objetos que estão em cima da mesa.

Na noite do dia 21 de julho, uma quarta-feira, o delegado Mário Broco autuou um ladrão que foi pego em flagrante. “Toda vez que alguém se descuidava, ele roubava um pertence. Mas o que ele não esperava é que dessa vez um Promotor de Justiça estivesse no local. O Promotor viu o furto e deu voz de prisão ao bandido”, conta o delegado Mário Broco.

O delegado afirma que roubos como esse estão cada dia mais comuns. Um caso semelhante aconteceu em maio de 2009 e chamou a atenção dos capixabas. Jovens de classe média se divertiam no bar quando um cliente da mesa ao lado saiu por um instante. Vendo a mesa vazia, um dos jovens aproveitou para pegar a garrafa de cerveja do outro cliente e serviu os amigos.

Não satisfeito, o jovem voltou à mesa e roubou o celular. Após o furto, o amigo dele chega a dançar em comemoração ao roubo. Quando o dono do celular retorna, eles continuam a festa, como se nada tivesse acontecido. A vítima nota que o celular foi roubado e ainda pede ajuda ao ladrão, sem saber que foi ele o autor do roubo. O jovem cara de pau chega a ligar para o número do rapaz, fingindo ajudar na busca.

O crime não ficou impune. As câmeras de videomonitoramento do bar registraram a ação do larápio. As imagens foram divulgadas por toda imprensa capixaba.

Dados da criminalidade

Crimes como esses engrossam a estatística da violência no Espírito Santo. Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública revelam aumento dos furtos se compararmos o primeiro semestre desse ano com o mesmo período de 2009.

De janeiro a junho de 2010, foram registrados 6.475 furtos e roubos à pessoa, já no ano passado foram 5.924 casos. Um aumento de 551 ocorrências.

Orientação

Diante desses casos, a polícia orienta os clientes a tomar muito cuidado. Não se deve deixar objetos como celular e carteira expostos em cima da mesa. Bolsas no braço das cadeiras também não são recomendáveis. O ideal é que os objetos fiquem guardados e as bolsas bem próximas dos donos. Jamais sair da mesa e deixar objetos no local sem que alguém esteja por perto.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar