Manifesto: Se calarem a voz do povo, as plantas falarão!
Em meio à falta de dragagem e despoluição do Canal da Costa, problema que já passou a fazer parte da vida da população da Praia da Costa, como um infortúnio indissociável; ressaltam-se, frente a essa situação, as árvores que se manifestam pelo descaso ao meio ambiente. Isso pode até soar poético, porém é notório que a natureza tem sido colocada em segundo (ou terceiro, ou quarto,...) plano no município.
De um lado, o odor insuportável somado com a imagem horrível do Canal da Costa. Do outro lado, vale a contemplação dos belos ipês do Morro do Moreno, os quais se unem num clamor colorido e estridente, como em um coro de vozes, dando esperança aos moradores que esperam um dia ver na cidade mais imagens de admiração e encantamento. Assim, parafraseando a frase bíblica: “Se calarem a voz do povo, as plantas falarão!”
Como é angustiante fazer um tour pelas belezas naturais do bairro, que se destacam por belas praias, pôr-do-sol vegetação e gente bonita e ao mesmo tempo se deparar com os mesmos problemas existentes há anos e que mesmo após centenas de reivindicações populares permanecem como parte integrante da paisagem de Vila Velha.