Modelo de transporte inteligente será implantado em VV
Uma novidade para quem utiliza o transporte público em Vila Velha. É que, na próxima semana, as prefeituras do município e das demais cidades que compõem a região metropolitana, deverão indicar suas equipes técnicas para discutir os detalhes da implementação de um novo modelo de coletivos: o Bus Rapid Transit (BRT).
Trata-se de um transporte inteligente composto por corredores exclusivos de ônibus. Na primeira fase, o projeto irá integrar linhas já existentes em um trajeto que vai da saída da Terceira Ponte em Vila Velha, no Canal Bigossi, passando pela Rodovia Carlos Lindenberg e seguindo rumo aos Terminais de Campo Grande e Itacibá, em Cariacica.
Já em Vitória, o caminho seguirá pela Reta da Penha à Avenida Civit na Serra. As novidades também envolvem o sistema Transcol, presente hoje na região. Ele contará com pontos de ônibus em canteiros centrais de forma a atender os dois sentidos ao mesmo tempo.
Inovação
Usuários e gestores do sistema também vão contar com um mecanismo de tecnologia da informação, que possibilitará saber se há atrasos na circulação dos ônibus e, até mesmo, prever a chegada do transporte nos novos pontos inteligentes. O BRT já existe em países como Estados Unidos, Japão, Colômbia, China e Índia. Entre os benefícios apontados, destaque para a rapidez aliada à pontualidade e flexibilidade, mantendo o baixo custo para o usuário.