Imprimir

Os danos provocados pelas chuvas no Espírito Santo

Até o fechamento do Jornal Praia da Costa consta, segundo informações divulgadas no feriado do dia dois de novembro pelo Corpo de Bombeiros, que por causa das chuvas que tiveram início no dia 27 de outubro em todo o Espírito Santo, há 4.025 pessoas desalojadas, 2.536 desabrigadas, 112.150 edificações danificadas. Além disso, foram registrados três óbitos em Cariacica e 683.100 pessoas afetadas com algum tipo de prejuízo.

De acordo com dados do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), o Corpo de Bombeiros atuou em 132 ocorrências, sendo que cerca de 46% delas foram de cortes de árvores e o município mais atingido foi Vitória, com aproximadamente 31% das demandas. Além disso, em Cariacica houve um deslizamento no bairro Valparaíso, que provocou três mortes.

Na manhã do dia dois de novembro, o Corpo de Bombeiros enviou uma equipe de 40 bombeiros militares para Santa Leopoldina, a fim de resgatar pessoas isoladas pelas últimas chuvas.

Para essa operação, foram destinadas duas embarcações, um microônibus e um utilitário. Os bombeiros retiraram duas barreiras, que estavam impedindo a rodovia ES 080, conseguindo chegar à comunidade de Barra do Mangaraí, onde havia 300 pessoas isoladas em uma escola. Mais a frente dessa escola, a comunidade do Retiro tinha 80 pessoas isoladas, também recebeu auxílio dos homens da Corporação.

Vila Velha castigada pelas chuvas

O município de Vila Velha já soma (registro até o dia dois de novembro) 240 pessoas desabrigadas, 600 desalojadas, 120.000 pessoas afetadas com algum tipo de prejuízo e 30.000 edificações danificadas. Já o município de Serra registra 1.086 desabrigados e 200 pessoas desalojadas, 100.000 pessoas afetadas com algum tipo de prejuízo provocado pelas chuvas, e 20.000 edificações danificadas.

image001_fmt2
Asfalto cedeu na Rua Lúcio Bacelar após a chuva do dia 31/10/09

Praia da Costa sofre com os buracos

As fortes chuvas trouxeram destruição também na Praia da Costa. Surgiram buracos enormes. Em algumas ruas do bairro o asfalto cedeu dando lugar às crateras que sinalizam perigo para os motoristas. Isso sem contar os alagamentos.

image003_fmt2
Destruição no muro da garagem do prédio Recanto Caiçaras na Praia da Costa

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar