Projeto para acabar com alagamentos em Vila Velha
Luzimara Fernandes
A Prefeitura de Vila Velha, com recursos liberados pela Caixa Econômica Federal (CEF), realizará obras em seis bacias hidrográficas, dando início à construção de galerias e tubulações no município, a partir do rio Jucu. O edital de concorrência pública foi publicado no dia 13/07 e, aproximadamente, em 30 dias deve sair as licitações.
São seis sub-bacias e entre elas está a do Canal da Praia da Costa que contempla, além da Praia da Costa, Itapuã, Coqueiral de Itaparica, Divino Espírito Santo, Santa Mônica e Boa Vista II. As vias principais desses bairros ganharão galerias e tubulações para o escoamento das águas.
Serão feitas, também, a limpeza e a desobstrução do Canal da Costa.
De acordo com a engenheira da PMVV, Leila Nascimento Carvalho, o projeto executivo está em elaboração e contará com recursos do próprio município e do projeto Pró-moradia, da CEF, somando cerca de R$ 45 milhões em investimentos.
A engenheira ressalva que, com as obras da macrodrenagem, as vias secundárias também serão beneficiadas. “As ruas receberão obras de drenagem que levarão as águas até a via principal, o canal, no processo que nós chamamos de microdrenagem”.
Segundo a engenheira, o processo está um pouco lento devido a exigências de outros órgãos.
“Para o andamento das obras é necessária a licença ambiental que garante a destinação adequada dos resíduos retirados do canal”, completa Leila.
Com as obras previstas, a prefeitura espera solucionar os problemas de alagamentos que ocorrem no município.