Projeto Rua Segura:parceria com a comunidade é a solução
Medo e insegurança dominam a vida dos moradores de Vila Velha, inclusive da Praia da Costa. Projetos pessoais têm sido abandonados por conta da violência. As pessoas desejam e esperam que as polícias conquistem ou reconquistem a sua capacidade de desempenhar com competência o seu papel que é a proteção do cidadão.
A boa notícia é que o quadro que se apresenta é um pouco mais animador para restabelecer a sensação de segurança juntamente com a confiança da comunidade. Vários projetos estão em andamento como o aumento do efetivo, a criação de parceria entre a comunidade e a PMVV, integrando os dois serviços: o videomonitoramento com o Projeto Rua Segura. Assim será possível dar maior cobertura com mais informações e rapidez.
A AMPC está confiante, acreditamos na divisão de responsabilidade com o nosso cidadão capacitando-o, deixando-o pronto para colaborar com informações sigilosas porque a segurança é dever do Estado e responsabilidade de todos. O engajamento de toda sociedade é que trará os melhores resultados.
O relatório do projeto Rua Segura dos meses maio e junho foram divulgados pela Polícia Militar:
- 290 visitas aos condomínios
- 24 chamados dos porteiros via transceptores portáteis HT
- 9 averiguações de suspeitos, seja por acionamento via CIODES ou pelos porteiros via HT do projeto
- 7 ocorrências, todas registradas em boletins de ocorrência (BOP) das quais destacamos o dano ao patrimônio, roubo a estabelecimento e incêndio em veículo
Ressaltamos que essa prática precisa ser fortalecida com mais adesões dos administradores dos condomínios e do comércio. Precisamos do envolvimento de todos!
O potencial que a comunidade tem para colaborar no controle da criminalidade é expressivo, por isso entre em contato, tire as suas dúvidas e veja como é fácil fazer parte do Projeto Rua Segura. Estamos preparando novos treinamentos. Não fica de fora, faça parte!
Diretoria AMPC