Terceiro treinamento do Projeto Rua Segura na Praia da Costa
Mais um curso do Projeto Rua Segura foi realizado na Associação dos Moradores da Praia da Costa. A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), por meio do 4º Batalhão realizou, durante dois dias, um treinamento na AMPC. O curso, que aconteceu nos dias 23 e 24 de setembro, foi voltado para os vigilantes, porteiros e síndicos de condomínios do bairro. Com esse treinamento, passam a integrar ao projeto mais 8 condomínios, totalizando 55 pontos de apoio.
O treinamento foi ministrado pelo comandante da 1ª Companhia do 4º Batalhão, capitão Emerson Henrique de Jesus Marques, e teve como intuito orientar as pessoas que atuam à frente dos estabelecimentos cadastrados no projeto a manipular um aparelho radiocomunicador que é distribuído pela PMES. Utilizando uma freqüência exclusiva com os policiais que atuam no bairro, os colaboradores podem acionar a Polícia Militar em situações em que o crime esteja em andamento ou para outras ocorrências, como averiguação de suspeito.
Com isso, é possível manter uma maior aproximação da Corporação com a comunidade, aumentando a interatividade e promovendo um ambiente mais seguro para os moradores da região. Em 10 meses de atuação do projeto, a comunidade tem mostrado satisfação com os resultados obtidos por meio da iniciativa. Isso pode ser comprovado por meio de frequentes publicações em informativos da Associação de Moradores local, que relatam os bons índices da segurança na região e, até mesmo, as novas adesões ao projeto.
O projeto está funcionando no bairro desde janeiro deste ano e conta, atualmente, com 55 pontos de apoio. O objetivo é aumentar a integração e parceria entre a sociedade civil organizada e os mecanismos da Segurança Pública, aproveitando a localização estratégica e a função desenvolvida por alguns profissionais, para passarem à polícia, de forma anônima, informações confiáveis sobre crimes em andamento ou ações suspeitas.
“Aproveitamos para agradecer a presença dos condomínios que aderiram e ao Capitão Marques da 1ª companhia que tanto tem colaborado nos treinamentos, gostaríamos de informar que já estamos com mais de 200 pessoas treinadas e esperamos aumentar para cobrir todos os espaços em nosso bairro não só residencial como comercial e já estamos recebendo novas adesões não fique de fora a segurança é responsabilidade de todos”, acrescenta Sebastião Luiz de Paula, diretor da AMPC.
ATENÇÃO!
Os interessados em aderir ao Projeto Rua Segura, o contato para mais informações é: AMPC- tel.: (27) 3349-0559.
Os interessados em aderir ao Projeto Rua Segura, o contato para mais informações é: AMPC- tel.: (27) 3349-0559.