Imprimir

Vila Velha completa 475 anos de história e desenvolvimento

Você consegue imaginar Vila Velha há 475 anos? A Praia da Costa sem os prédios e as ruas desenhadas, o morro da Prainha sem o Convento da Penha, já imaginou?

 Desenho do Thiago, 5ª serie
Desenho do Thiago, 5ª serie
É realmente difícil imaginar a cidade canela-verde sem civilização. Mas foi por esta Vila Velha que o donatário Vasco Coutinho se apaixonou. Em 23 de maio de 1535, a caravela com cerca de 60 homens, entre fidalgos, nobres e colonos distintos, lançava suas âncoras na enseada da Prainha. Como era domingo, dia em que a fé religiosa festeja o pentecostes, o donatário batizou a capitania com o nome de Vila do Espírito Santo. Mais tarde, com a resistência indígena, a sede da capitania se transferiu para Vitória e o local passou a ser chamado de Vila Velha.

Assim começou a história do povo capixaba. De lá para cá, muita coisa se passou. Houve um grande crescimento na região. De velha e antiga, a cidade canela-verde tem apenas no nome. Vila Velha se desenvolveu. É um dos principais pólos de moda do Estado, tem 17 das 200 maiores empresas do país. Juntas, as empresas geram rendimento bruto de aproximadamente R$3,5 bilhões.

O que também chama a atenção para a cidade mais antiga do Estado são os pontos turísticos, como o Convento da Penha e as belas praias. O litoral canela-verde tem 32 quilômetros de extensão. Praias de águas límpidas, um espaço para diversão de todos, famílias, surfistas, velejadores...

Tantos atrativos que chamaram a atenção de muita gente. Hoje 413.548 pessoas escolheram Vila Velha para morar. Uma população de gente de todas as idades, cores, credos... Pessoas que fazem de Vila Velha uma cidade muito melhor de se viver!

E já que estamos falando dos habitantes da nossa cidade, fomos até o Centro Educacional Praia da Costa para saber o que os pequenos cidadãos acham de Vila Velha.  As crianças fizeram redações e até um desenho para homenagear o aniversário da cidade.

Desfile cívico e show para comemorar o aniversário

Crianças participam do desfile cívico em VV
Crianças participam do desfile cívico em VV
Para comemorar o aniversário de 475 anos da cidade foi organizada uma festa. Muitos moradores foram até o Parque da Prainha acompanhar os festejos. O tradicional desfile cívico-militar foi o primeiro a tomar a Rua Luciano das Neves, na Prainha. Em seguida, 1327 alunos de 11 escolas da rede pública municipal mostraram, com muita criatividade, Vila Velha como a cidade que influencia a moda dos capixabas.

As crianças incorporaram personagens de histórias infantis e vestiram roupas que lembravam a natureza da cidade, ao som das bandas escolares. Durante o discurso, o prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PR), parabenizou a cidade. 

“Nós estamos comemorando 475 anos de história e no ano passado retratamos a importância do chocolate para Vila Velha e esse ano o tema é ‘Vila Velha Cidade da Moda’. Nós estamos retratando a importância do setor de confecções na geração de emprego e renda para o nosso município”, disse o prefeito.

À noite, mais de 10 mil pessoas dançaram e cantaram ao som da atração nacional, a dupla sertaneja Gian e Geovani.

O que as crianças dizem de VV

“Vila Velha é uma cidade muito bonita, suas praias são deslumbrantes e maravilhosas.

Essa cidade é a mais antiga, e possui construções do século XVI, XVII e outros. A cidade tem alguns monumentos muito importantes como o Convento da Penha, a Igreja do Rosário, o Farol Santa Luzia, entre outros, que contam toda a história do nosso município.

E por todas essas razões, em minha opinião, Vila Velha é uma cidade antiga, com praias bonitas como: Praia da Costa  e seus monumentos históricos.

Aprendi que hoje Vila Velha possui a maior população do Espírito Santo (IBGE 2008), é a segunda maior cidade do Brasil em arrecadação (PMVV-2008) e possui muitos desafios de infra-estrutura pela frente, principalmente no que relaciona ao trânsito nas ruas e a violência que tem evoluído junto com o aumento da população.”

ANA CECILIA, 5ª série


“Hoje é o aniversário de Vila Velha, que faz 475 anos, tendo até agora conseguido superar as dificuldades, e as conquistas.

Gosto muito de Vila Velha por suas belas praias, seus monumentos, igrejas, restaurantes...

Vila Velha tem muitos monumentos importantes, como: Convento da Penha, Igreja do Rosário, Museu Homero Massena, Forte São Francisco Xavier...

Enfim, em minha opinião, Vila Velha é uma cidade maravilhosa, com muitas praias, vários monumentos, muitas igrejas bonitas, restaurantes deslumbrantes...

Vale à pena morar em Vila Velha!”

BRENDA, 5ª série

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar