Campanha de vacinação contra gripe na AMPC
Mais uma campanha de vacinação contra a gripe é realizada em todo país. No dia 30 de abril foi feito o dia “D” da campanha em vários pontos das cidades. Como já é tradição, a Associação dos Moradores da Praia da Costa abriu suas portas para a equipe da Secretaria de Saúde de Vila Velha. Funcionários da secretaria e jovens do curso de enfermagem da UVV ficaram responsáveis pela imunização.
Desde o início do dia, idosos e gestantes procuraram a associação para tomar a dose da vacina. Foram aplicadas mais de mil vacinas na AMPC. A grande procura se deve a praticidade de se imunizar em um local próximo de casa e sem longas filas. O atendimento da equipe na sede da AMPC foi muito elogiado pelos idosos e também por representantes da associação, que acompanharam de perto o trabalho.
De acordo com a diretoria da AMPC, a Sra. Fernanda Faiçal de Oliveira, da PMVV, e a equipe de vacinação composta por jovens do curso de enfermagem foram muito simpáticos com as pessoas que buscaram a vacina. “Todos agiram com uma paixão profissional muito acima da média. Eles realizaram um ótimo trabalho.”, afirmou o presidente da AMPC, Sebastião Luiz de Paula .
Campanha continua
O dia “D” já passou, mas quem ainda não se imunizou pode procurar um posto de saúde. A campanha nacional de vacinação contra a gripe, que começou no dia 25 de abril, vai até 13 de maio. No Espírito Santo, a meta é imunizar aproximadamente 520 mil pessoas.
A partir deste ano, além de idosos e indígenas, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, grávidas e profissionais de saúde também devem se vacinar. A vacina protege contra os três vírus que mais circulam no Hemisfério Sul, inclusive o da influenza A (H1N1) – gripe suína.
No caso das crianças, a vacina é aplicada em duas etapas. Na primeira vez, é aplicada meia dose. No mês seguinte, os pais devem voltar ao posto de saúde para que seja aplicada mais meia dose na criança.
A vacina é contraindicada para quem tem alergia a ovo. Quem apresenta deficiência na produção de anticorpos, deve consultar antes um médico. Estudos indicam que a vacina contra gripe reduz em até 45% as internações por pneumonia na população com mais de 60 anos de idade.
Comentários
Assine o RSS dos comentários