Irregularidades em VV fiscalizadas na última quarta-feira (02)
O município canela-verde participa de mais uma etapa de fiscalização realizada pela Coordenação de Postura da Secretaria de Serviços Urbanos de Vila Velha. Na manhã de ontem (02), as equipes cumpriram várias notificações não atendidas nos bairros Soteco, Alecrim, Ataíde, Nossa Senhora da Penha e na Rodovia Carlos Lindenberg.
As desconformidades iam desde carro abandonado na Avenida Salgado Filho até imóveis irregulares na margem do Canal de Aribiri. De acordo com a Coordenação de Postura, as ações têm como propósito orientar a população e garantir a mobilidade urbana nas vias da cidade. Para isso, após identificar o problema, é preciso advertir o responsável sobre como se adequar às regras. Somente em caso de insistência no desacordo, é que são feitas apreensões ou autuações.
Continuidade
Desde o início de 2009, a Coordenação de Postura realiza fiscalizações em Vila Velha, observando placas publicitárias em situação irregular, calçadas obstruídas e construídas externas ao padrão, terrenos baldios, lixo e entulho acumulado, entre outros aspectos. Novas ações ainda serão realizadas nas próximas semanas.
Confira mais informações sobre a utilização e veiculação de publicidade, segundo o Código de Postura de Vila Velha:
São proibidos materiais que:
- obstruam o trânsito de pessoas e veículos;
- danifiquem fachadas;
- prejudiquem os aspectos paisagísticos da cidade;
- sejam ofensivos.
Para obter a licença, é preciso informar:
- os locais em que serão colocados ou distribuídos os cartazes e anúncios;
- a natureza do material de confecção;
- as dimensões;
- as inscrições e o texto;
- as cores utilizadas;
- o sistema de iluminação a ser adotado.
Adicionar novo comentário
Obras em avenidas de VV contam com mais 20 trabalhadores
Os ciclistas de Vila Velha logo poderão desfrutar de um espaço exclusivo nas ruas da cidade para transitar com segurança. É que no último sábado (29), o número de profissionais atuando nas obras de reurbanização das avenidas Jerônimo Monteiro e Champagnat, no Centro, passou de 40 para 60 trabalhadores.
Agora, são três equipes envolvidas no projeto que tem previsão de término para novembro. O terceiro ponto de concentração das obras fica localizado na altura da Praça Duque de Caxias, perto de uma loja de calçados.
O município canela-verde será o primeiro de médio porte, no Brasil, a ter ciclovia em sua avenida principal. O espaço contará com 2,5 metros de largura no lado esquerdo da pista, sentido Centro de Vila Velha-Praia da Costa. Aproximadamente dez quadras já passaram pelo nivelamento das calçadas e meio-fio, bem como pela reconstrução da ciclovia.
Outras duas equipes estão na Avenida Champagnat, próximo à Terceira Ponte, e nas esquinas das Ruas Cabo Ailson Simões com a Jerônimo Monteiro, e Presidente Lima, também com a Jerônimo Monteiro. Em 2010, deverá ser construída uma rede subterrânea de fios de energia elétrica, telecomunicações e TV a cabo.
Foto: Eduardo Ribeiro
Modelo de transporte inteligente será implantado em VV
Uma novidade para quem utiliza o transporte público em Vila Velha. É que, na próxima semana, as prefeituras do município e das demais cidades que compõem a região metropolitana, deverão indicar suas equipes técnicas para discutir os detalhes da implementação de um novo modelo de coletivos: o Bus Rapid Transit (BRT).
Trata-se de um transporte inteligente composto por corredores exclusivos de ônibus. Na primeira fase, o projeto irá integrar linhas já existentes em um trajeto que vai da saída da Terceira Ponte em Vila Velha, no Canal Bigossi, passando pela Rodovia Carlos Lindenberg e seguindo rumo aos Terminais de Campo Grande e Itacibá, em Cariacica.
Já em Vitória, o caminho seguirá pela Reta da Penha à Avenida Civit na Serra. As novidades também envolvem o sistema Transcol, presente hoje na região. Ele contará com pontos de ônibus em canteiros centrais de forma a atender os dois sentidos ao mesmo tempo.
Inovação
Usuários e gestores do sistema também vão contar com um mecanismo de tecnologia da informação, que possibilitará saber se há atrasos na circulação dos ônibus e, até mesmo, prever a chegada do transporte nos novos pontos inteligentes. O BRT já existe em países como Estados Unidos, Japão, Colômbia, China e Índia. Entre os benefícios apontados, destaque para a rapidez aliada à pontualidade e flexibilidade, mantendo o baixo custo para o usuário.
Rodeio e shows na Prainha em setembro
Vila Velha fará parte da etapa do circuito nacional de rodeio. Entre os dias 25 e 27 de setembro, o Parque da Prainha vai ser palco para uma grande arena com direito a arquibancadas e feira de agroturismo. O projeto será lançado, oficialmente, às 19h30, na próxima quinta-feira (03), no Cerimonial Platinum, em cerimônia fechada.
A Secretaria de Cultura e Turismo adiantou que outros municípios também foram convidados a participar da feira, a qual estará aberta durante todo o dia. A noite será comandada por torneios e shows nacionais e locais.
Os ingressos poderão ser comprados por um valor acessível. Os interessados devem adquirir o kit beneficente que será disponibilizado em uma rede de supermercados do município, ainda a ser definida, e que consiste em alimentos não-perecíveis. As competições começam às 21 horas e, os shows musicais, a partir das 23 horas. Alguns peões que estiveram em Barretos - São Paulo já confirmaram presença no evento capixaba.
Sala para inclusão digital inaugurada no Shopping Praia da Costa
Moradores de Vila Velha agora contam com uma oportunidade a mais para ingressar no mercado de trabalho. É que o Grupo Sá Cavalcante, por meio do Projeto Francisco e em parceria com o Comitê para Democratização da Informática (CDI), lançou na última quinta-feira (27) a unidade do CDI Comunidade no Shopping Praia da Costa. O projeto tem como objetivo fomentar a inclusão digital com soluções sustentáveis e estimular às ações criativas e empreendedoras, com cursos oferecidos de forma gratuita. O evento foi um sucesso e contou com mais de 100 pessoas presentes.
De acordo com a assessoria de imprensa do grupo, quem quer ter acesso ao programa deve se informar sobre as inscrições no SAC do Shopping Praia da Costa. A unidade do CDI está localizada no estacionamento G2. O projeto-piloto conta com 50 participantes.
O primeiro curso é o pacote Escritório, englobando os cursos Sistema Operacional Windows, Pacote Office e Internet. As aulas acontecerão duas vezes por semana, com duração de 1h30 cada, por seis meses. Pioneiro em levar a tecnologia da informação a públicos de baixa renda, o CDI se mantém na vanguarda das ações de inclusão digital sustentável. É uma das ONGs de mais capilaridade na América Latina, com atuação total em 11 países, incluindo Inglaterra e Estados Unidos.