Verão sem chuveiro e banheiro na praia
Mais um verão em que os banhistas vão passar aperto na Praia da Costa. Os poucos chuveiros que existem ao longo da orla estão sem uma gota de água. Quem quer tirar a água de sal do corpo ou limpar da areia, fica sem opção.
A Prefeitura de Vila Velha prometeu instalar chuveiros entre a Praia da Costa e Itaparica durante o mês de dezembro. Além dos atuais, seriam 17 novos chuveiros: nove na Praia da Costa, quatro na Praia de Itapoã e quatro na Praia de Itaparica. No total, seriam 26 chuveiros funcionando ao longo da orla.
A estrutura dos chuveiros até foi montada na segunda quinzena do mês passado, mas até o fechamento dessa edição, dia 4 de janeiro, os novos chuveiros ainda não funcionavam. Em alguns pontos ainda se vê o antigo chuveiro derrubado na praia. A antiga estrutura além de estar ficando enferrujada, ainda polui o visual da orla.
Outro problema apontando pelos banhistas é a falta de banheiro público. Em toda a extensão da Praia da Costa não se vê um único banheiro. Somente nos quiosques é que existem banheiros. Mas muitos banhistas reclamam da higiene do local.
Mais uma vez a Prefeitura de Vila Velha se comprometeu em resolver essa situação. A promessa era instalar 100 banheiros nas praias, que funcionariam em modelo de quiosque, com aparência semelhante a casinhas coloniais de madeira. Segundo nota divulgada pela Prefeitura seriam criados 25 módulos ao longo da orla. Cada um deles com quatro banheiros - dois femininos e dois masculinos.
O problema é que essa promessa ainda não foi cumprida. A única iniciativa flagrada pelo Jornal Praia da Costa foi a instalação de um banheiro químico na praia, próximo ao Clube Libanês. E é claro, que a medida não deu certo. Segundo testemunhas que passaram pelo local, já no primeiro dia de funcionamento do banheiro o cheiro era insuportável. Funcionários da prefeitura limparam o banheiro, mas ainda assim o cheiro era desagradável. Sem contar que para fazer a limpeza foi preciso subir com o caminhão em cima do calçadão. Agora o banheiro químico foi desativado, está com cordas em seu redor para evitar o uso, mas a horrorosa estrutura continua na praia.A Secretaria de Serviços Urbanos informa que os chuveiros estão sendo instalados, mas o problema eram as bombas de água que estavam danificadas. Por isso, a empresa responsável pela manutenção dos chuveiros já está realizando reparos nas bombas para que, até a primeira quinzena de janeiro, o serviço esteja normalizado. Quanto aos banheiros a secretaria explicou que houve problema no processo de licitação. Mas a expectativa é que nos próximos dias o problema seja resolvido e aí sim devem começar as obras.
Fotos: Juliana Viana
“É totalmente imprópria a localização desse banheiro químico. Aqui tem um grande fluxo de pessoas e não dá para ficar com esse mau cheiro do lado. Deveriam ser construídos banheiros padronizados. Essa situação é absurda e já deveria ter sido resolvida há muito tempo” Zenilda Barreto Calazans (aposentada e moradora de Itapoã) |
“A estrutura da Praia da Costa está deixando muito a desejar. Aqui não tem banheiro e nem chuveiro funcionando. A gente traz as crianças para praia e depois não tem como retirar o sal e areia do corpo. Tem vezes que a gente até compra água mineral para jogar no corpo” Claudiomar Moraes (supervisor operacional e morador de Cariacica) |
“Acho absurdo não ter um chuveiro funcionando na praia. E pior ainda é não ter um banheiro. As pessoas acabam fazendo as necessidades no mar mesmo. Uma praia tão bonita como essa deveria ter mais infra-estrutura” Carla Lione (téc. Enfermagem e moradora de Jardim Marilândia, VV) |
Adicionar novo comentário
Cruzamento com altos índices de acidentes
Mais um acidente na esquina da Rua Erothildes Penna Medina com Rua Romero Botelho
O morador Jorge Bruno nos enviou a foto ao lado com o seguinte texto: "Cruzamento com altos índices de acidentes. Em virtude dos carros que trafegam na contra mão no sentido oposto da Rua Romero Botelho e a não obediência da placa PARE na Rua Erothildes Penna Medina.".
A AMPC agradece a participação do morador e tem a informar que há cerca de 3 meses atrás sugeriu, em reunião com engenheiro de trânsito da PMVV, que a Prefeitura utilize o sistema binário em todas as ruas do bairro, o que com toda certeza provocará a diminuição expressiva do numero de acidentes nas esquinas. O engenheiro aprovou a sugestão, mas não sabemos porque o Secretário não implantou a nossa sugestão até hoje.
Começa inscrição para tendas no Reveillon 2010
Quem pretende passar o reveillon 2010 em uma das praias de Vila Velha deve se apressar. A inscrição para a reserva de tendas na orla já começou. O prazo vai até o dia 11 desse mês. Serão 300 espaços para as tendas, que podem medir no máximo 25 metros quadrados
Os interessados devem procurar a Secretaria de Serviços Urbanos de VV, que fica na Rod. Carlos Lindenberg, 5.001, em Alecrim, de 8h00 às 17h00. É preciso levar cópias da carteira de identidade e CPF, além de comprovante (original e cópia) da taxa no valor de R$ 19,39.
Programação para o Reveillon 2010
O reveillon em Vila Velha vai trazer shows e queima de fogos nas praias do município. Serão quatro pontos destinados ao espetáculo pirotécnico, além de apresentações musicais em cinco pontos da orla. Os espetáculos começam aproximadamente às 22h00 na Praia da Costa, Itapoã, Barra do Jucu, Praia dos Recifes e Ponta da Fruta.
A queima de fogos será realizada na Praia da Costa, Barra do Jucu, Praia dos Recifes e Ponta da Fruta. O espetáculo pirotécnico na Praia da Costa/Itapoã tem duração de 12 a 15 min e será realizado na Pedra dos Namorados, local mais conhecido como Pedra da Sereia.
Novas lixeiras na orla da Praia da Costa
Depois de muita reivindicação da Associação dos Moradores da Praia da Costa, finalmente foram instaladas novas lixeiras na orla do bairro. Quem passar pelo calçadão da praia já vai poder ver o novo sistema de coletores de lixo. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos de Vila Velha, foram instaladas 500 novas lixeiras e 80 contentores automáticos, que vão facilitar a limpeza e a manutenção da praia.
Os novos coletores fazem parte de um sistema automático adaptado nos caminhões de recolhimento de lixo, em que uma espécie de guincho eleva a lixeira e despeja o conteúdo dentro do caminhão. Além de receber o lixo individual dos banhistas, esses coletores também comportam materiais maiores, como o lixo dos quiosqueiros e ambulantes. Todos os trabalhadores na orla foram orientados a ensacar seus resíduos e depositar corretamente nas lixeiras.
Mas para o lixo ser recolhido, os motoristas tem que contribuir. Não vale deixar o carro estacionado em frente aos coletores, como muitos condutores tem feito. Em uma simples caminhada pelo calçadão é possível encontrar a irregularidade. Além de atrapalhar a retirada do lixo, os motoristas estão cometendo uma infração de trânsito – é proibido estacionar no lado da orla.
Bem, no calçadão o problema de falta de lixeira está resolvido, mas na praia a cena continua a mesma. As manilhas ainda estragam a beleza da praia. Mas a expectativa é que o problema seja resolvido em breve. O Secretário de Serviços Urbanos de VV, Reginaldo Loureiro, informou que a substituição de manilhas começou a ser feita no início da Gil Veloso, próximo ao Clube Libanês. O secretário prometeu que até esse mês, quando começa o verão, a Praia da Costa contará com 100% de manilhas novas.