Sem calçamento na rua?!? Fique ligado, você tem direito a isenção de IPTU
Muita gente não sabe, mas os moradores de Vila Velha que tem seus imóveis construídos em locais sem pavimentação podem requerer isenção do IPTU. O prazo para o requerimento vai até o dia 31 de outubro. Deve ser feito na Secretaria Municipal de Finanças (Semfi).
Segundo a administração municipal, será feita uma análise caso a caso, e não haverá juros ou multa de atraso. Para dar entrada ao processo é preciso apresentar os documentos de Identidade, CPF e comprovante de residência.
É importante ficar atento. Segundo dados da própria Prefeitura de VV, cerca de mil ruas do município não possuem pavimentação. Apesar de ser chamada de bairro nobre, a Praia da Costa ainda tem rua que não foi pavimentada. Podemos citar o exemplo da Rua João Pessoa de Matos, que até hoje é de terra.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3149-7416, 3149-7220 ou 3149-7414.
1 comentário
Vila Velha completa 475 anos de história e desenvolvimento
Você consegue imaginar Vila Velha há 475 anos? A Praia da Costa sem os prédios e as ruas desenhadas, o morro da Prainha sem o Convento da Penha, já imaginou?
É realmente difícil imaginar a cidade canela-verde sem civilização. Mas foi por esta Vila Velha que o donatário Vasco Coutinho se apaixonou. Em 23 de maio de 1535, a caravela com cerca de 60 homens, entre fidalgos, nobres e colonos distintos, lançava suas âncoras na enseada da Prainha. Como era domingo, dia em que a fé religiosa festeja o pentecostes, o donatário batizou a capitania com o nome de Vila do Espírito Santo. Mais tarde, com a resistência indígena, a sede da capitania se transferiu para Vitória e o local passou a ser chamado de Vila Velha.
Assim começou a história do povo capixaba. De lá para cá, muita coisa se passou. Houve um grande crescimento na região. De velha e antiga, a cidade canela-verde tem apenas no nome. Vila Velha se desenvolveu. É um dos principais pólos de moda do Estado, tem 17 das 200 maiores empresas do país. Juntas, as empresas geram rendimento bruto de aproximadamente R$3,5 bilhões.
O que também chama a atenção para a cidade mais antiga do Estado são os pontos turísticos, como o Convento da Penha e as belas praias. O litoral canela-verde tem 32 quilômetros de extensão. Praias de águas límpidas, um espaço para diversão de todos, famílias, surfistas, velejadores...
Tantos atrativos que chamaram a atenção de muita gente. Hoje 413.548 pessoas escolheram Vila Velha para morar. Uma população de gente de todas as idades, cores, credos... Pessoas que fazem de Vila Velha uma cidade muito melhor de se viver!
E já que estamos falando dos habitantes da nossa cidade, fomos até o Centro Educacional Praia da Costa para saber o que os pequenos cidadãos acham de Vila Velha. As crianças fizeram redações e até um desenho para homenagear o aniversário da cidade.
Desfile cívico e show para comemorar o aniversário
Para comemorar o aniversário de 475 anos da cidade foi organizada uma festa. Muitos moradores foram até o Parque da Prainha acompanhar os festejos. O tradicional desfile cívico-militar foi o primeiro a tomar a Rua Luciano das Neves, na Prainha. Em seguida, 1327 alunos de 11 escolas da rede pública municipal mostraram, com muita criatividade, Vila Velha como a cidade que influencia a moda dos capixabas.
As crianças incorporaram personagens de histórias infantis e vestiram roupas que lembravam a natureza da cidade, ao som das bandas escolares. Durante o discurso, o prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PR), parabenizou a cidade.
“Nós estamos comemorando 475 anos de história e no ano passado retratamos a importância do chocolate para Vila Velha e esse ano o tema é ‘Vila Velha Cidade da Moda’. Nós estamos retratando a importância do setor de confecções na geração de emprego e renda para o nosso município”, disse o prefeito.
À noite, mais de 10 mil pessoas dançaram e cantaram ao som da atração nacional, a dupla sertaneja Gian e Geovani.
O que as crianças dizem de VV
“Vila Velha é uma cidade muito bonita, suas praias são deslumbrantes e maravilhosas.
Essa cidade é a mais antiga, e possui construções do século XVI, XVII e outros. A cidade tem alguns monumentos muito importantes como o Convento da Penha, a Igreja do Rosário, o Farol Santa Luzia, entre outros, que contam toda a história do nosso município.
E por todas essas razões, em minha opinião, Vila Velha é uma cidade antiga, com praias bonitas como: Praia da Costa e seus monumentos históricos.
Aprendi que hoje Vila Velha possui a maior população do Espírito Santo (IBGE 2008), é a segunda maior cidade do Brasil em arrecadação (PMVV-2008) e possui muitos desafios de infra-estrutura pela frente, principalmente no que relaciona ao trânsito nas ruas e a violência que tem evoluído junto com o aumento da população.”
ANA CECILIA, 5ª série
“Hoje é o aniversário de Vila Velha, que faz 475 anos, tendo até agora conseguido superar as dificuldades, e as conquistas.
Gosto muito de Vila Velha por suas belas praias, seus monumentos, igrejas, restaurantes...
Vila Velha tem muitos monumentos importantes, como: Convento da Penha, Igreja do Rosário, Museu Homero Massena, Forte São Francisco Xavier...
Enfim, em minha opinião, Vila Velha é uma cidade maravilhosa, com muitas praias, vários monumentos, muitas igrejas bonitas, restaurantes deslumbrantes...
Vale à pena morar em Vila Velha!”
BRENDA, 5ª série
Construção de muro em rua da Praia da Costa vai parar na Justiça
Em resposta a constante reclamação dos moradores, apresentada à administração municipal pela AMPC, a Prefeitura de Vila Velha se comprometeu em tomar uma solução para reverter o problema, que ela própria criou. Isso porque o executivo municipal fez a doação - inconstitucional - de parte da rua, situada no alto da Pedra da Magia.
A Prefeitura informou que já impetrou ação judicial para reintegrar ao município, como área pública, parte da Rua Diógenes Malacarne. A administração pública ainda garantiu que o objetivo agora é criar uma nova rota de circulação de pessoas e veículos no local, já que um muro construído de maneira irregular impede a ligação da via com as ruas Espírito Santo e São Paulo.
De acordo com Prefeitura, a titularidade da área, de 646 metros quadrados, foi concedida ao proprietário em 1992, com a condição de que fosse dada a essa área uma destinação social, o que não foi feito. Além disso, o proprietário do terreno está inscrito em dívida ativa com o município.
Com o crescimento acelerado da população, o adensamento de prédios e construções em Vila Velha e o caos no trânsito do bairro, é cada vez mais necessária a criação de novas alternativas viárias como essa, que é uma solicitação antiga da Associação dos Moradores da Praia da Costa (AMPC).
Após reunião com diretores da AMPC, o prefeito Neucimar Fraga também se comprometeu em baixar um Decreto de Utilidade Pública para a área em questão, visando impedir que o proprietário negocie o terreno ou realize qualquer tipo de edificação no local, enquanto o processo estiver tramitando na Justiça.
O Jornal Praia da Costa e a AMPC vão continuar acompanhando de perto a resolução do problema.
Projeto Rua Segura: um reforço na segurança da Praia da Costa
A busca por uma Praia da Costa segura e tranqüila é constante, por isso a AMPC investe no Projeto Rua Segura, uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e a associação. Mas para esse projeto funcionar é preciso o envolvimento de toda a comunidade do bairro. Somente com o apoio dos moradores é possível a prevenção da violência e a promoção da segurança.
Os resultados positivos do projeto já começaram a aparecer. Em abril, no último relatório divulgado pela Polícia Militar, foram realizadas 131 visitas aos condomínios da Praia da Costa. Sendo 25 chamados via rádio, ou seja, chamados feitos pelos porteiros dos condomínios que identificaram atitudes suspeitas na rua. Com a parceria, a polícia conseguiu impedir ocorrências como de assalto a estabelecimentos comerciais.
Para que o projeto continue dando bons resultados, são necessárias novas adesões do comércio e dos condomínios para somar aos já existentes, atualmente são 60 pontos cadastrados.
Os novos grupos de colaboradores serão treinados pela Polícia Militar a operar os rádios e identificar elementos suspeitos, e assim tornar o projeto mais eficiente com planejamento estratégico, sistema integrado com recursos humanos e tecnológicos. Os cursos são realizados sempre na sede da Associação dos Moradores. A sua adesão é muito importante, vamos somar!
Praia da Costa está cada vez mais recebendo recursos humanos e tecnológicos para melhorar a sensação de segurança. Acabamos de receber 10 duplas de novos policias denominados POR (Policia Ostensiva de Referência), sendo 5 duplas na parte da manhã e 5 duplas na parte da tarde, tivemos também o retorno dos policiais juntamente com a viatura fortalecendo os trabalhos dos policiais que atuam no SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão).
A AMPC aproveita para agradecer os esforços do 4º Batalhão na pessoa da Comandante Sonia do Carmo Grobério e a 1ª Companhia, na pessoa do Capitão Marques, um incansável colaborador.
Na área tecnológica, novas câmeras estão sendo instaladas. Não podemos deixar de reconhecer os esforços da Prefeitura por meio da Secretaria de Defesa Social, na implantação do videomonitoramento, uma parceria com o Estado e diretamente com o CIODES. Câmeras foram instaladas em toda orla, ruas e avenidas próximas na Praia da Costa trazendo bons resultados na intimidação das ações dos marginais melhorando a qualidade de vida da comunidade no item segurança.
Diretoria AMPC
Adiado protesto contra insegurança na Praia da Costa
AMPC vem de maneira extremamente democrática realizando debates, dos mais variados temas que afetam e/ou constroem a cidadania na nossa cidade e mais especificamente no nosso bairro Praia da Costa em nossas reuniões semanais, que acontecem sempre na segunda-feira.
O tema que tem causado maior reflexão é, sem dúvida, a insegurança na qual vivemos. Por isso, decidimos todos juntos que estaríamos realizando em maio possivelmente uma grande concentração para chamarmos a atenção das autoridades, bem como da população sobre o tema, pois me parece adequado a esta função primeira de uma associação de moradores.
No entanto, na última reunião ponderou-se acertadamente que muito recentemente houve mudança na direção da Secretaria Estadual de Segurança Pública, bem como na Secretaria Municipal de Defesa Social da PMVV, e que seria no mínimo educado permitir que os novos ocupantes dos cargos possam avaliar, planejar e implementar suas ações.
O que me intriga, porém é que pouco se ouve falar sobre planejamento, capacitação técnica, qualificação das atividades policiais. Qual é o plano de segurança pública?
Quando os índices da insegurança voam sempre aparece um iluminado com uma idéia maravilhosa com a solução do problema, por exemplo: tivemos o tempo da lei seca, porteiros dos prédios vigilantes, horário para fechar bares mais cedo, não vender bebida alcoólica em posto de gasolina, blitz com bafômetros, ampliação do contingente de policiais, centrais de atendimento e agora por fim estamos salvo, temos o vídeo monitoramento, a forma como é exposta a sociedade nos faz acreditar que tudo será resolvido. Não se preocupe, se sua rua está insegura vamos lá e colocamos uma câmera de vídeo, até que outra grande idéia apareça ou um novo grande iluminado apareça com uma inovação e aí vamos gastando o dinheiro público. De tentativa em tentativa, na qual vão ficando para trás tal como as que estão citadas acima.
Nós gostaríamos de saber das autoridades da segurança, qual é o plano? Em suas diversas etapas, como nós podemos contribuir, o que se faz com os pedintes, com os drogados, traficantes, vendedores de produtos pirata na porta dos bancos, a prostituição na praia e etc??
Estaremos assistindo pelas câmeras de vídeomonitoramento e pronto? Sem a participação da sociedade, os profissionais (ou curiosos) da segurança infelizmente continuarão de tentativa em tentativa rasgando o dinheiro público sem solução. Qualquer atividade hoje não se constrói sem planejamento e eficiência que só se conquista, com estudo, capacitação, tecnologia. As universidades estão aí para isso. Segurança só com gestão técnica qualificada e planejada e com participação social. Penso que esse é o caminho.
Luiz Cesar Maretto Coura - Engenheiro civil